Ao longo do ano letivo 2025/2026, o projeto ‘Escola Amiga dos Animais’ envolveu cerca de 3800 crianças e jovens, desde crianças do pré-escolar até estudantes do ensino superior, numa aposta do Município de Braga com a educação para o bem-estar animal e a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e solidários.
Dirigida à comunidade educativa, a iniciativa promoveu um conjunto diversificado de ações de sensibilização e aprendizagem, proporcionando aos participantes o contacto direto com temas relacionados com a proteção animal e incentivando a adoção de comportamentos assentes no respeito por todos os seres vivos.
Ao longo do ano letivo foram dinamizadas ações de divulgação e sensibilização nas escolas, atividades pedagógicas dedicadas ao bem-estar animal, caminhadas solidárias de sensibilização para a proteção dos animais e visitas ao Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO). Estas últimas permitiram aos participantes conhecer de perto a realidade dos animais acolhidos e o trabalho desenvolvido diariamente pela Unidade de Bem-Estar Animal do Município de Braga.
Durante uma visita ao Jardim de Infância de Lamas, o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, defendeu que educar para o respeito pelos animais é também educar para a cidadania. “Quando ensinamos crianças e jovens a reconhecer o valor da vida, a desenvolver empatia e a assumir comportamentos responsáveis, estamos a formar cidadãos mais conscientes, mais solidários e mais comprometidos com a comunidade em que vivem. Este projecto demonstra que a sensibilização deve começar desde cedo e envolver toda a comunidade educativa”.
Segundo o responsável, o elevado número de participantes confirma a importância desta iniciativa e fortalece a aposta do Município numa educação que promove valores de responsabilidade, respeito e proteção animal. “Ao envolver crianças, jovens e estudantes de diferentes níveis de ensino, o projeto consolidou-se como um importante instrumento de educação ambiental e cívica, contribuindo para a construção de uma comunidade mais informada, participativa e comprometida com o bem-estar animal”, referiu Altino Bessa.
Através deste projeto, o Município de Braga consolida a estratégia de promoção do bem-estar animal, incentivando novas gerações a assumirem um papel ativo na defesa e proteção dos animais.
