Nacional

Oferta de casas à venda em Portugal recua 4% no terceiro trimestre de 2026

O stock de habitação disponível para venda em Portugal desceu 4% no terceiro trimestre de 2026, face ao mesmo período do ano anterior, depois de ter recuado 11% no terceiro trimestre de 2025, segundo os dados analisados pelo idealista, o principal marketplace imobiliário do sul da Europa. É o sétimo trimestre consecutivo de quedas homólogas do stock. A última subida registou-se no terceiro trimestre de 2024 (2,5%).

Capitais de distrito/região autónoma
A oferta de habitação à venda diminuiu em 10 das 20 capitais de distrito e regiões autónomas analisadas, em comparação com o terceiro trimestre de 2025. As maiores quebras da oferta observaram-se no Funchal (-33%), Porto (-21%) e Viana do Castelo (-17%), seguidas de Castelo Branco (-15%), Faro (-15%), Portalegre (-9%), Aveiro (-4%), Lisboa (-3%) e Leiria (-3%). Já Santarém (-1%) completa o grupo de capitais com stock a recuar.

Em sentido contrário, registaram-se aumentos em Vila Real (34%), Guarda (25%), Bragança (18%), Évora (13%), Beja (12%), Ponta Delgada (9%), Coimbra (8%) e Viseu (8%). Setúbal e Braga mantiveram-se estáveis.

Distritos e ilhas
Analisando por distritos e ilhas, a oferta de habitação à venda diminuiu em 10 dos 20 territórios analisados, face ao período homólogo.

As maiores quebras da oferta observaram-se na ilha da Madeira (-23%) e no Porto (-11%), seguidas de Aveiro (-10%), Bragança (-9%), Faro (-9%), Portalegre (-9%), Leiria (-6%), Beja (-6%) e Castelo Branco (-5%). Registou-se ainda um recuo em Coimbra (-1%).

Em sentido contrário, a oferta cresceu na Guarda (17%), ilha de São Miguel (16%), Vila Real (13%), Viseu (9%), Viana do Castelo (5%), Santarém (5%), Setúbal (2%), Braga (2%) e Lisboa (1%). Évora manteve-se estável.

Deixe um comentário