As novidades da programação da cooperativa cultural A Oficina, em Guimarães, irão dar vida e convidar à participação de público e artistas na festa das artes que ao longo dos próximos meses de setembro a dezembro preenche o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e a Loja Oficina (LO), bem como o Centro de Criação de Candoso (CCC) e o Espaço Oficina (EO).
Um leque multidisciplinar de atividades artísticas que surgem na forma de concertos, performances, conferências, exposições, oficinas, visitas, formações, abrem espaço para um renovado e fortalecido contacto com artes como a música, o teatro, a dança, as artes visuais, o artesanato ou o cinema, gerando um ecossistema que se transforma num ponto de início de uma nova trilha cultural que nos liga ao mundo e a tudo o que na arte está por vir.
As portas da nova programação abrem-se ao som da música já no início deste mês com a 14ª edição do Manta a marcar a rentrée d’A Oficina a 10 e 11 de setembro no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), num contacto particularmente estimulante com a música de autor em que Sílvia Pérez Cruz e Mallu Magalhães revelam ao vivo as suas mais recentes criações – “Farsa (género impossível)” e “Esperança”, respetivamente, bem como com o coletivo formado por Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa e Sérgio Nascimento que nos traz um projeto inédito dedicado aos mais novos, comentado ao vivo pela autora Isabel Minhós Martins.
Os concertos decorrem na sexta às 21h30 e no sábado às 15h30 e 21h30. A entrada é gratuita e até ao limite da lotação do espaço, sendo os ingressos disponibilizados (no máximo de 2 bilhetes por pessoa) na bilheteira do CCVF, três horas antes do início de cada concerto.
A programação prossegue o seu rumo no CCVF logo no dia 17 para celebrar o 16º aniversário deste espaço cultural que desde 2015 é casa para as mais diversas expressões artísticas, convidando desde então ao encontro entre público e artistas.
Estes 16 anos e atividade regular e ininterrupta são assinalados com “Please Please Please”, espetáculo resultante da colaboração entre a coreógrafa hispano-suíça La Ribot, a coreógrafa francesa Mathilde Monnier e o encenador português Tiago Rodrigues, com apresentação às 19h30 no Grande Auditório do CCVF, sendo a entrada gratuita até ao limite da presente lotação da sala, com o levantamento de bilhetes (máximo de 2 por pessoa) a ser realizado na bilheteira do CCVF a partir das 16h30 do próprio dia.
