Mítico eucalipto de Moure está a ser desmantelado pela Infra-Estruturas de Portugal (com vídeo)
Câmara e Junta de Freguesia não foram informados da operação
O mítico eucalipto de Moure está a ser desmantelado pela empresa “Infra-Estruturas de Portugal”. Uma empreitada que está a causar polémica porque tanto a Câmara como a Junta de Freguesia não foram informadas previamente da sua realização. Uma intervenção que apanhou de surpresa toda a gente.
O Vereador do Ambiente da Câmara de Vila Verde, Patrício Araújo, confirmou ao ‘Terras do Homem’ o desconhecimento prévio da intervenção de hoje. “Não fomos informados da sua realização”. No entanto, o Vereador reconhece a existência de um estudo fitossanitário sobre o eucalipto que falava do seu atual estado.
“Segundo a Infra-Estruturas de Portugal, o eucalipto representa um potencial perigo para quem circula pela Nacional 201. Tem um visível acentuado estado de decomposição, o piso junto à árvore está abatido e tem uma inclinação entre os 5% e os 10% para a estrada”, revela o Vereador.
Patrício Araújo volta a reforçar que a operação está a ser feita sem “conhecimento prévio” da autarquia. O ‘Terras do Homem’ sabe que a decisão da empreitada cabe a uma empresa contratada pela IP para fazer o estudo fitossanitário das árvores, tendo avançado por iniciativa própria, ainda que tendo poder para isso.
Patrício Araújo revela, ainda, que pediu à IP que deixe ficar ainda uma parte do tronco, “uma vez que aquela árvore tem um valor simbólico, sentimental para a população de Moure. É uma das suas marcas identitárias e nesse sentido, eu pedi que deixassem ficar uma parte do tronco”.
O meu sonho foi abraçar o eucalipto quando tinha 9 anos.Depois o abraçei quando tinha uns 45.Agora a uns anos que paso la e cumo referencia o eucalipto se fica o seu esqueleto.Em Ponte de Lima na Correlhã havia o pinheirp manso”famoso” Un grande vento arrumou com ele, mas ja la a outro con quese o seu tamanho.Porque em Moule não fez o mesmo a junta da freguesia..? Ou enterrar uma grande pedra com uma prisão,e manter o tronco parado.A torre de Pizza é mais grande e Italia consegue manter em pé.Tenho 74 anos e 59 na Argentina. Mas a minha cabeça e coração estão em Portugal.
Amigo Justino: Eu conheço esse eucalipto à mais de 50 anos, acho que todos nós (ser humano) lamentamos o sucedido.
Agora não há outro remédio senão abater.
Houve alguém que não sabe nada sobre as árvores, mas estão logo prontinhos na primeira linha a dizer mal de quem quer que seja.
O referido eucalipto começou aparecer doente à cerca de 40 anos, mas não houve ninguém com competência para tratar dele e muito menos para criticar.
Com o passar do tempo foi-se degradando, até que alguns anos atrás ( cercade 15 anos) levou uma poda absurda, ou seja cortaram mais do que devia e muito mal, sem acompanha-se um tratamento fictossanitario na poucaca ramificação existente e subretudo no sistema radicolar.
Como nada disso foi feito, rapidamente aumentou a sua degradação , mais tarde resolveram dar mais uns cortes, agora está o seu seu fim.
Em relação á sua comparação com a torre de pizza, desculpe mas foi de mau gosto !!! o eucalipto não é feito de ferro nem de Betão.
Simplesmente é madeira que dirivado aos fugos que apanha, apodrece rapidamente e desfasce por sim próprio.
Fiquem todos bem e um grande abraço.