AtualidadeMinho

Sete patrimónios imateriais de Ponte de Lima nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Ponte de Lima rica em tradições e festividades não poderia deixar de candidatar o seu património imaterial às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Foram apresentadas sete candidaturas, para cada uma das categorias – Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos – e todas elas estão nomeadas para a fase seguinte.

O património cultural de Ponte de Lima que constará entre os nomeados a nível nacional divide-se pelas 7 categorias a concurso: Cantaria (artesanato), Lenda do rio Lethes (Lendas e Mitos), Feira quinzenal e Feira do Gado (Festas e Feiras), Concertinas e cantares ao desafio (Músicas e Danças), Mesa dos Quatro Abades (Rituais e Costumes), Feiras Novas (Procissões Romarias), Toalhas de Linho (Artefactos).

O desafio proposto pelas 7 Maravilhas da Cultura Popular é evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país.

Caberá ao painel de especialistas, formado por figuras de indiscutível sabedoria e conhecimento na área do património e cultura, a seleção dos patrimónios candidatos, reduzindo a lista para 21 e, posteriormente, para 7 patrimónios candidatos por distrito e regiões autónomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *