Escola Profissional de Braga abre candidaturas para o ano letivo 2020/2021
Com 9 cursos profissionais direcionados a jovens até aos 19 anos com o 9º ano de escolaridade, a Escola Profissional de Braga (EPB) tem as candidaturas abertas para Auxiliar de Saúde, Comercial, Contabilidade, Design Gráfico, Eletrónica, Automação e Comando, Frio e Climatização, Gestão e Programação Sistemas Informáticos, Mecatrónica Automóvel e Secretariado.
Devido ao confinamento domiciliário motivado pela pandemia do Covid-19, todo o processo de candidatura pode ser feito a partir de casa, através do site e os interessados poderão esclarecer as suas dúvidas nos meios alternativos (telefone, email ou redes sociais) da EPB.
Na sua proposta de oferta formativa para o próximo ano letivo – a aguardar concertação da rede de cursos profissionais – integram-se os cursos de Auxiliar de Saúde, Comercial, Contabilidade, Design Gráfico, Eletrónica, Automação e Comando, Frio e Climatização, Gestão e Programação Sistemas Informáticos, Mecatrónica Automóvel e Secretariado.
Todos os cursos têm a duração de três anos e concedem certificação escolar do 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de Nível IV, possibilitando a todos os alunos que os concluem a integração no mercado de trabalho ou a continuidade do seu percurso escolar, através do acesso ao Ensino Superior.
A frequência de um curso profissional possibilita o acesso a benefícios sociais, nomeadamente subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material escolar e bolsa de profissionalização, de acordo com os regulamentos em vigor.
Ana Cláudia Rodrigues, Diretora Executiva da Escola Profissional de Braga, explica, em comunicado, que “a EPB tem sido reconhecida como uma instituição de referência na formação profissional atuando numa forte ligação às instituições sociais, culturais e económicas da região, e a toda a comunidade envolvente. À experiência de 30 anos – de qualidade comprovada pelos excelentes indicadores de desempenho que tem obtido ao longo dos anos -, soma-se a inovação como um dos pilares de diferenciação do seu projeto educativo”.
A responsável destaca ainda, “a aposta num modelo educativo e formativo assente em práticas diversificadas e em projetos de cariz empreendedor e de sucesso para a formação, proporciona aos nossos alunos oportunidades de aprendizagem significativa e experiências “fora de portas” que somam valor às aprendizagens mais académicas”. E sublinha “com cerca de 600 alunos, a EPB é uma escola com uma cultura de proximidade, exigência e rigor, assente num forte dinamismo e ambiente familiar, em resultado do envolvimento de todos os colaboradores, docentes e não docentes, que conferem grande credibilidade e qualidade pedagógica e institucional”.
Candidaturas feitas em casa
No atual contexto de confinamento domiciliário por tempo ainda indeterminado, a EPB mantém em funcionamento os seus serviços administrativos, pelo que os jovens interessados em inscreverem-se nos cursos para o novo ano letivo poderão esclarecer todas as dúvidas através de meios alternativos (não presenciais) como contacto telefónico, email ou redes sociais, havendo disponibilização de vídeos que permitem uma visita virtual da escola.
Todo o processo de candidatura pode ser feito a partir de casa, via site. Concluído o processo, o candidato receberá o documento digitalizado com a formalização da inscrição. A entrevista de seleção, prevista no processo, será realizada à distância através de meios digitais.