NACIONAL

Farmácias dispensam cinco milhões de máscaras na última semana

As farmácias voltaram a ter máscaras em quantidade para fazer face às necessidades da população. Na semana de 13 a 19 de Abril, dispensaram 4,4 milhões de máscaras e 5,3 milhões na semana seguinte, de acordo com dados da HMR, multinacional portuguesa lider em estudos de mercado de produtos farmacêuticos.

A rede também sofreu com a escassez de equipamentos de protecção. Na última semana de março conseguiu dispensar 278 mil máscaras, número pouco acima do normal antes da epidemia de COVID-19.

No dia 24 de Março a Associação Nacional das Farmácias (ANF) recomendou às 2.750 farmácias associadas a aplicação aos produtos de protecção contra o COVID-19, que são de preço livre e vendidos por múltiplas cadeias e comerciantes, da margem de comercialização definida por lei para os medicamentos comparticipados, ou ainda mais baixa.

Nessa data, denunciou ASAE centenas de propostas comerciais especulativas, apresentadas às farmácias por empresas de ocasião e pediu por carta a intervenção do primeiro-ministro. No dia 17 de Abril, o Governo regulamentou a margem de lucro para todos os operadores económicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *