AtualidadeMinho

‘Desligados’ é o primeiro podcast de ficção científica em Portugal e tem raízes em Braga

“Qualquer semelhança com a realidade é absolutamente não acidental”. É assim que os promotores do primeiro podcast de ficção científica em Portugal definem a série ‘Desligados’. “Concetualizada, programada, gravada e editada em tempos de confinamento, com trabalho remoto cooperativo”, a áudio-série “Desligados” conta sete histórias, uma em cada episódio, passadas no futuro. “Sete personagens que, em discurso direto, relatam as suas experiências estranhas ao longo de um período de clausura e isolamento”, referem em comunicado.

Com uma descrição detalhada de cada movimento, as histórias que a Your Podcast, integrada na Startup Braga, conta em ‘Desligados’ podiam ser filmes ou, melhor dizendo, curtas-metragens.” Seguem um guião, apresentam personagens completas e partilham sentimentos, frustrações e aventuras. No entanto, é o som que guia estes relatos misteriosos e, ao mesmo tempo, assustadoramente reais”

‘Desligados’ é o primeiro podcast de ficção científica em português europeu e dos poucos produtos de ficção áudio em Portugal. “Esta áudio-série não é feita ao acaso e, embora tenha o propósito de entreter o público – também ele confinado e isolado neste momento – não se poupa no trabalho de produção que se transforma em história”.

Pode ouvir-se na introdução que os mortais que dão corpo a cada história estão “desligados da vida, desligados do mundo”, “em prisões criadas por si próprios, pelos outros, por imposição da ordem ou de um sacrifício necessário qualquer, quem sabe”. O guião foi escrito por João Palhares e as vozes são de António Durães, Paulo Oliveira Sousa, Pedro Avelar e Sofia Peixoto, com sonoplastia de Pedro Avelar e Paulo Oliveira Sousa.

Paulo e Pedro, da Your Podcast, viram-se também eles confrontados com mudanças nas suas rotinas e sentimentos contraditórios relativamente ao confinamento que o país atravessa, que trouxe consequências para o seu trabalho. “Com a brusca e inevitável paragem dos sectores do Turismo e do Património, principais áreas nas quais a Your Podcast trabalha”, viram neste revés a oportunidade certa para lançar este projeto de podcasts de narrativa ficcional, que estava guardado na gaveta há algum tempo.

O podcast será lançado em breve nas principais redes sociais e no sítio oficial da série: http://yourpodcast.pt/desligados/. Estará ainda disponível nas plataformas de podcasts mais utilizadas, entre elas a Apple Podcasts, o Spotify e o SoundCloud, e os episódios serão lançados semanalmente.

A Your Podcast está sediada numa Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts. Enquanto parceira da Braga Media Arts, este novo projeto ostenta o carimbo daquela plataforma.

Sobre a Your Podcast

A Your Podcast é uma empresa de marketing e comunicação aplicada ao património e ao território, trabalhando nas áreas do Turismo, Património e Educação. Com o áudio como meio privilegiado, oferece serviços de promoção turística a alguns municípios do país, bem como aos melhores museus nacionais – como são exemplo o Museu Coleção Berardo, MAAT ou o Museu do Oriente. Disponibiliza, ainda, materiais áudio – em formato de podcast – na área da educação, tais como manuais escolares.

Criada em 2015, a Your Podcast é uma marca registada da YPT – Podcast&Technology , Lda., uma empresa do ecossistema da Startup Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *