Feira semanal de regresso a Monção

Os feirantes já regressaram ao ‘Campo da Feira’, em Monção, para a realização da primeira feira semanal, após um interregno de dois meses e meio devido ao surto pandémico.

A retoma da atividade decorreu com normalidade, tendo todos os procedimentos preventivos sido cumpridos, com rigor e disciplina, pelos feirantes e público. Medidas como a utilização de máscara individual de proteção e o distanciamento físico foram respeitadas, bem como o aconselhamento de apenas duas horas no interior do recinto.

Com três entradas e duas saídas, várias equipas, constituídas por funcionários da autarquia e voluntários da Subzone e do Banco Local de Voluntariado de Monção, precederam à higienização das mãos do público, sensibilizando-o para o cumprimento das regras do plano de contingência.

Com a presença de cerca de 70% dos feirantes dos 140 lugares da feira semanal, as próximas feiras estarão, certamente, mais preenchidas. Isto porque, como disseram, muitos feirantes são de longe e apenas se deslocam para fazerem as quatro feiras da região. Quarta, em Valença, quinta, em Monção, sexta, em Melgaço, e sábado, em Vila Nova de Cerveira.

Com várias preocupações e anseios no contexto desta crise, os feirantes anseiam pela abertura da fronteira, permitindo que “nuestros hermanos” possam regressar à nossa terra. Com maior poder de compra, são responsáveis por grande parte das transações comerciais efetuadas nas feiras da região.

No apoio ao reforço da atividade comercial, a autarquia monçanense está a preparar um conjunto de medidas, englobando, neste pacote, a atividade ligada às feiras, entre outros setores. O objetivo central é alavancar a economia local, minimizando, dessa forma, os efeitos negativos desta pandemia.

Refira-se que todo o recinto da feira foi desinfetado antes e depois do período de funcionamento, tendo as instalações sanitárias sido objeto de limpeza e desinfeção frequente durante o horário de funcionamento da feira. Nas entradas e saídas, encontravam-se contentores de resíduos indiferenciados para a recolha dos EPI’s descartáveis.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *