Vila Verde assinala Dia Mundial da Criança promovendo uma atividade coletiva online com os jardins de infância do Concelho

O Dia Mundial da Criança é todos os anos assinalado “em Vila Verde com um evento de grande envergadura”, juntando dezenas de famílias, centenas de pessoas que se associam aos festejos promovidos pelo Município de Vila Verde e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

As atuais circunstâncias de saúde pública impedem a realização desse evento, mas o Município e a CPCJ, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, assinalam o dia promovendo uma atividade coletiva online com os jardins de infância do concelho de Vila Verde que retomam a sua atividade precisamente nesse dia.

Na atividade coletiva online será proposto o tema da “Participação” das crianças, um dos seus direitos fundamentais. Será apresentada uma pequena história através de uma canção muito curta e simples mas que convida as crianças a pensarem sobre o que significa e que sentido faz a sua participação mesmo em questões sobre as quais muitas vezes os adultos decidem sem as ouvirem, quando também elas são afetadas.

Após este momento em que as crianças poderão partilhar algumas ideias, cada educadora/or irá aprofundar e explorar um pouco mais o tema com o seu grupo de crianças. Serão registadas algumas das frases/textos e alguns materiais – como desenhos, colagens, ou outros – onde as crianças possam exprimir as suas ideias.

“Homenagear as crianças no “seu” dia, relembrando e promovendo os seus direitos, é uma das missões que o Município e a CPCJ de Vila Verde honram diariamente, pelo que, mesmo de uma forma simples e com óbvias limitações, não poderiam deixar de assinalar este dia tão especial, mesmo em tempos de pandemia.”, diz a autarquia, em comunicado.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *