AMARESDestaque

Câmara promove reunião de emergência para resolver constante falta de água nas torneiras dos amarenses

As queixas com os problemas no abastecimento de água em Amares são diárias e o assunto assumiu prioridade para o executivo municipal. Na última reunião de câmara, o assunto foi trazido à baila pelo Vereador do PS, Pedro Costa. “É um problema sério e muito urgente para resolver”, disse o vereador. O presidente da Câmara considera a situação “inadmissível”, marcou uma reunião de emergência para resolver o assunto e vai criar uma equipa para detetar fugas e ligações ilegais. Entretanto, trabalhadores que ficaram desempregados ou perderam rendimentos e comerciantes vão ter isenções no pagamento da água e em taxas.

Para Manuel Moreira “não faz sentido nenhum nesta altura do ano, sem emigrantes, sem grandes enchentes de pessoas, haver falta de água”. Por isso, o autarca convocou uma reunião de emergência para tratar do assunto. Para já, há duas razões principais para a situação que se está a viver e a exasperar os amarenses.

“Há fugas na rede e enchimento abusivo de piscinas”. Por isso, vai ser criada uma equipa que vai andar a seguir a rede e reparar, imediatamente, todas as fugas que existirem. Ainda nesta parte, será feita a identificação de situações ilegais que possam existir e Manuel Moreira deu o exemplo de uma “boca de incêndio instalada dentro de uma quinta. Como é possível?”.

Duas sugestões

Com as queixas a serem constantes e frequentes já nos anos anteriores, uma possível sugestão surgiu agora e através dos técnicos municipais. Uma ligação do antigo posto dos correios em Amares até ao reservatório da Senhora da Paz e uma outra ligação entre o centro de saúde ao Carvalhô “poderão resolver o problema em 70%, sobretudo na malha urbana do concelho”, referiu ao ‘Terras do Homem’, no final da reunião o autarca.

Manuel Moreira vai analisar, ao pormenor, na tal reunião de emergência, estas duas ligações “e se efetivamente resolverem o problema em 70% avançaremos, imediatamente, com as obras feitas pelos nossos trabalhadores”. Para o presidente da Câmara, num concelho rodeado de água por todos os lados, “não é admissível que falte nem é admissível que haja gente a desperdiçar sem ser penalizado por isso”.

Isenção do pagamento e de taxas

Da reunião do executivo saiu ainda a aprovação da isenção excecional do pagamento de serviços de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos sólidos urbanos aos consumidores singulares que ficaram desempregados ou perderam rendimentos nos meses de março, abril, maio e junho.

Os comerciantes também ficaram isentos do pagamento de taxas de ocupação do terrado da feira municipal, do mercado municipal, ocupação de espaços públicos (por exemplo esplanadas) e rendas devidas pelos estabelecimentos comerciais instalados em edifícios/espaços municipais, encerrados por imposição das regras de estado de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *