AMARESDestaque

Projeto ‘Aproximar Amares’ reconhecido a nível nacional no apoio a idosos

O projeto ‘Aproximar Amares’ desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Amares foi um dos contemplados no concurso nacional ‘Gulbenkian Cuida’. Promovido no âmbito Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian em cooperação com o Instituto da Segurança Social, o projeto reforça a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio a idosos.

‘Aproximar Amares’ iniciou-se em maio e decorrerá até dezembro de 2020 e pretende contribuir para a diminuição dos impactos negativos da pandemia na vida de todos idosos em situação de isolamento social do concelho de Amares.

Este projeto da Santa Casa da Misericórdia de Amares tem como objetivos proporcionar um serviço de apoio domiciliário “mais diversificado e completo e que responda assim à satisfação das necessidades básicas, pessoais, afetivas e sociais dos idosos em situação de isolamento do concelho de Amares”, refere a instituição amarense.

Através de um trabalho articulado e multidisciplinar, “procuraremos desenvolver um apoio domiciliário que assegure as necessidades alimentares, de higiene pessoal e habitacional, acesso a medicamentos, promoção da literacia sobre a doença, acesso a cuidados de saúde e alternativas seguras, que facilitem o contacto e a manutenção de laços familiares e comunitários”.

Segundo as técnicas responsáveis pela execução do projeto, “no momento consideramos importante definir os destinatários, organizar os recursos e os meios necessários para o início da intervenção”.

Para tal, entenderam ser “fundamental contactar todas as instituições/entidades que assumem responsabilidades de ação social no concelho, solicitando que identifiquem idosos em situação de isolamento social e que poderiam beneficiar com a nossa intervenção”.

Neste âmbito foi criado um call center de apoio a estes idosos referenciados. Este serviço permitirá que os idosos do concelho de Amares, devidamente sinalizados pelas entidades competentes, possam solicitar apoios, pedidos, informações e aconselhamento médico, de enfermagem e psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *