AMARESDestaque

Museu da Agricultura vai nascer na Aldeia do Urjal

A Câmara Municipal de Amares pretende criar um museu da agricultura na Aldeia do Urjal, que potencie as caraterísticas daquele local e seja um testemunho das raízes culturais e tradições desta Aldeia da Saudade, um dos lugares turísticos mais típicos do concelho de Amares.

A casa para instalação do museu já foi adquirida pela Autarquia, que se vai candidatar ao Museu da Agricultura, integrado no projeto de Dinamização das Encostas da Aldeia do Urjal e da Abadia, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2014/2020.

“A nossa intenção é criar um museu, uma espécie de centro interpretativo da aldeia e das comunidades rurais, que possa concentrar a tradição material e imaterial ligada à agricultura do passado e, ao mesmo tempo, ter um espaço que possa servir também de âncora à Urjalândia que, aliás, fez despertar a necessidade de ter ali um espaço que servisse de abrigo a toda a logística do evento mas que desse visibilidade a toda a riqueza cultural que envolve a Aldeia do Urjal”, refere o vice-presidente e vereador da Cultura, do Município de Amares, Isidro Araújo.

“A verdade é que o conceito agrícola se tem vindo a perder no tempo e estou certo que daqui a uns anos seguramente que nenhum jovem conhecerá, por exemplo, uma adega tradicional, ou saberá identificar um arado de lavrar ou mesmo um alambique de aguardente e este projeto vai permitir manter vivas estas tradições de geração em geração”.

De acordo com Isidro Araújo, a recuperação, pelo menos da estrutura e telhado, poderá vir a ser feita até ao verão de 2021. Numa primeira fase, o investimento da candidatura rondará os 120 mil euros.

Trilho até à Abadia para valorizar beleza paisagística

Considerando tratar-se de um local de “enorme beleza paisagística e um símbolo de um património material e imaterial que é importante preservar e dar a conhecer”, o vice-presidente, adianta que esta candidatura vai, ainda, contemplar um trilho que parta do Urjal e faça ligação à Abadia pelos locais da encosta da Abadia, para que amarenses e turistas possam desfrutar em pleno das potencialidades deste local tão aprazível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *