AtualidadeMinho

Santuário do Sameiro é o protagonista de um concurso de fotografia

O Posto de Turismo do Sameiro está a organizar um concurso de fotografia intitulado ‘Uma Alma Mariana, ou… as Vibrações de um Povo’ e decorrer durante os meses de julho a setembro.

Este concurso de fotografia visa #testemunhar o amor que o povo de Deus sempre dedicou à Mãe do Céu, Nossa Senhora do Sameiro. É importante que todos apreciem o Sameiro, seja por motivos de índole turística, ou de deleite ecológico, ou por impulsos de cariz religioso”, refere a nota à imprensa.

O Concurso procura envolver o público em geral, “de forma a harmonizar a atividade humana com os valores religiosos”. Por isso, pretende-se captar “aspetos de entusiasmo, júbilo e devoção… como o povo vibra com a Nossa Senhora e vem rezar ao Santuário do Sameiro”.

Os participantes devem procurar imagens “captem ‘momentos’ únicos, êxtases perante a beleza de Nossa Senhora. Ao mesmo tempo, procuram se testemunhos da reação orante ou devocional dos crentes perante essa beleza Única da Mãe do Céu”.

As fotografias submetidas a concurso, devidamente avaliadas por um júri e premiadas consoante o mérito, deverão depois ser expostas, prolongando a finalidade do concurso: dar a conhecer o Sameiro, os devotos, as devoções, a força de uma crença, a ternura de
um amor para com a padroeira de Portugal.

Não há limites de idade para quem queira participar e os concorrentes serão distribuídos por três escalões: o primeiro, até aos 29 anos; o segundo entre os 30 e os 64 anos; o terceiro entre os 65 e os mais anos que Deus vai dando.

A data de referência para a contagem dos anos é o dia 30 de setembro de 2020.

A participação no concurso requer uma inscrição no Posto Turismo – Sameiro. A falta da mesma, invalida a participação. A inscrição pode ser feita durante todo o tempo em que o concurso decorre e é gratuita.

Cada concorrente pode concorrer com três fotografias.

No mês de outubro as fotografias serão expostas no Sameiro. A inauguração da exposição está marcada para as 17h30 horas do dia 24 de outubro. No dia 23 de outubro de 2020 serão conhecidos os vencedores, escolhidos por um júri designado pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *