DestaqueTERRAS DE BOURO

Mulher detida por atear incêndio no Gerês fica em prisão domiciliária

A mulher detida pela PJ de Braga, que confessou a autoria de um incêndio florestal, numa área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Seara, Rio Caldo, fica em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica.

No entanto, enquanto não tiver telefone fixo em casa e houver concordância dos vizinhos e familiares fica, para já, no Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

O incêndio foi provocado com uma vela com retardador perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta, queimando cerca de dois hectares de vegetação herbácea, mato e arvoredo, mas “não tendo atingido maiores proporções devido à rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, segundo referiu a Polícia Judiciária de Braga.

A suspeita, de 57 anos de idade, doméstica, reside na mesma freguesia onde se suspeita ter ateado o incêndio, sendo que, segundo refere a PJ de Braga, utilizou para o fogo posto um artefacto retardante da ignição, tendo sido recolhidos substanciais elementos de prova, que conduziram à detenção da suspeita pelo crime de incêndio florestal, que reconstituiu o crime com a Polícia Judiciária de Braga, até ser apresentada a juiz de instrução criminal.

O Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, com a colaboração do Grupo de Trabalho do Norte de Redução das Ignições Florestais e também da Guarda Nacional Republicana, deteve a suspeita, já fora de flagrante delito, imputando-lhe a autoria de um incêndio florestal.

Segundo a PJ, o local onde o incêndio teve início é uma zona de difícil acesso, sendo que “existiam condições de um enorme risco para a sua propagação à vasta mancha florestal envolvente, designadamente derivado a carga combustível daquele único parque nacional e pela orografia própria da região, o que se traduz num elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os bens e para o ambiente, em particular para a área protegida em apreço”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *