AtualidadeMinho

Projecto Red May irá percorrer todas as freguesias do Concelho de Braga

O Município de Braga vai dar continuidade ao projecto Red May, que centra a sua actividade no apoio personalizado de prevenção de demências.

Dirigido a pessoas com mais de 55 anos de idade, resulta em acções gratuitas que proporcionam serviços sociais (atendimento social, mediação com os serviços/respostas sociais), de enfermagem (aconselhamento e rastreios), de neuropsicologia (avaliação e estimulação cognitiva) e de psicomotricidade (estimulação funcional).

Este projecto decorrerá de 14 de Setembro de 2020 a 09 de Setembro 2021 e percorrerá todas as freguesias do Concelho. As acções serão realizadas em parceria com as Juntas de Freguesia, disponibilizando-se uma equipa técnica de profissionais composta por uma assistente social, enfermeira e neuropsicóloga responsáveis pela execução de cada uma das acções acima enunciadas.

Incluem-se nestes serviços diversas outras acções, tais como sessões de relaxamento, pintura, leitura de jornais e revistas, teatro, jogos, danças e cantares, visitas domiciliárias, acções de sensibilização/informação, acesso às novas tecnologias de forma mais interactiva e divulgação de serviços e medidas promovidas pelo Município de Braga.

A referida equipa técnica permanecerá em cada freguesia durante sete dias úteis para o desenvolvimento das actividades referidas, com um horário de atendimento ao público das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

O Red May é um projecto europeu de cooperação entre o Município de Braga, a Junta da Galiza e a Universidade de Vigo.

Em 2019, decorreu numa unidade móvel que percorreu 15 freguesias, de Junho a Dezembro. Os impactos gerados traduziram-se em 2.224 atendimentos realizados e 2.124 beneficiários. Dado o sucesso do projecto no ano transacto o Município decidiu dar continuidade ao mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *