AtualidadeMinho

Deputados do PSD eleitos por Braga assinalam arranque do ano letivo

Os Deputados à Assembleia da República eleitos pelo PSD no círculo eleitoral de Braga, visitaram hoje de manhã vários estabelecimentos de ensino no município da Póvoa de Lanhoso, para assinalar o arranque do ano letivo que terá lugar esta semana.

Depois de uma semana dedicada ao arranque do novo ano escolar, o Grupo Parlamentar do PSD esteve hoje no terreno com os seus deputados a visitarem escolas em todos os círculos eleitorais.

No distrito de Braga os sociais democratas estiveram na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, na EBI do Ave e E.B 2,3 Professor Gonçalo Sampaio.

A comitiva liderada pelo Deputado André Coelho Lima, contou com a presença de Gabriela Fonseca, Firmino Marques, Clara Marques Mendes, Carlos Reis, Jorge Paulo Oliveira e Emidio Guerreiro.

Nas reuniões com os Diretores de Agrupamento, Coordenadores das Escolas e representantes das associações de pais ficou particularmente evidente que Governo planeou tarde o ano letivo e está atrasado na concretização de várias medidas indispensáveis para o bom funcionamento das escolas.

A abertura do ano letivo é sempre uma tarefa difícil, mas a do ano letivo 2020/2021 essa dificuldade é particularmente dificultada pelos motivos conhecidos, circunstância que exigia uma preparação mais atempada e com maior serenidade para o tremendo desafio que se coloca à comunidade, mas que acabou por não acontecer. A justificação de que “não estávamos à espera” não pode ter lugar.

E não faltam reparos à ação do Governo. “A informação chegou tarde e peca por falta de clareza, rigor e coerência sobre o que vai acontecer. As orientações da DGS, umas são por vezes de execução impossível, como é o caso do distanciamento mínimo entre alunos por manifesta falta de espaço físico para o cumprir, e outras, têm um carácter tão genérico que sobram mais dúvidas que certezas. Os procedimentos a adotar em caso de contágio estão a levantar muitas dúvidas e estas não estão a ser cabalmente esclarecidas”.

Os diretores dos Agrupamentos das Escolas visitadas, não têm dúvidas: “o pessoal docente e não docente é insuficiente para aplicar as medidas excecionais de ensino, higiene das instalações, bem como vigilância dos alunos”.

“Os computadores não chegaram pelo que o ensino misto e à distância está, desde já, posto em causa. Também ao nível dos transportes não teve lugar qualquer preparação ou adequação às especiais necessidades deste momento”.

As direções dos agrupamentos de escolas, em colaboração com as associações de pais e a autarquia, estão a fazer tudo para que o novo ano escolar corra bem. O PSD reconhece e enaltece esse esforço e esse empenhamento.

No meio de tantas insuficiências é nas escolas, é nos professores, é nos pais e nos alunos que podemos e devemos depositar a confiança perante os riscos que temos necessariamente de percorrer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *