DestaqueVILA VERDE

38 pessoas participarem no arranque da terceira edição da Comunidade de Leitores das Casas do Conhecimento

O arranque da 3ª edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, a 16 de setembro, aconteceu em pleno, agregando remotamente 38 participantes.

Desta feita, organizada pela Casa do Conhecimento de Vila Verde em parceria com as Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, Boticas, Montalegre e Paredes de Coura, contou com a dinamização de José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.

A sessão teve como tema de conversa o livro “Novaceno – o advento da era da hiperinteligência”, de James Lovelock.

O autor cumpriu no dia 26 de julho 101 anos, tendo aos 100 anos dado “provas da sua inesgotável vitalidade ao produzir a sua obra mais importante”, como é referido na sinopse deste seu livro.

Nasceu em Inglaterra, estudou Química, Matemática e Medicina, pode considerar-se um cientista independente, ambientalista e futurologista, autor de mais de 200 artigos científicos e de mais de uma dezena de livros . Trabalhou para a NASA e manteve ligações com várias Universidades do Reino Unido e dos EUA.

É referido como “um dos maiores pensadores do nosso tempo” (New Scientist), como “uma das figuras mais influentes do movimento ambientalista” (Observer) e um dos cem maiores intelectuais a nível mundial (Prospect). É o criador da Teoria de Gaia, teoria ecológica dos anos 60 do século passado que propõe o planeta Terra como um sistema integrado autorregulado que tende a manter as condições climáticas em equilíbrio homeostático.

José Ismael Graça, deu o seu contributo na apresentação deste ensaio, que versa sobre um conjunto de temáticas que estão no cerne dos seus interesses e curiosidades, como a ciência, a tecnologia e a inteligência artificial.

Neste sentido, contribuiu para uma conversa de entendimentos e opiniões muito diversas. Como foi referido durante a sessão, “é um livro que nos permite concordar ou discordar com as ideias apresentadas, mas sobretudo nos faz refletir e construir uma opinião sobre as mesmas. Concomitantemente, é um livro que remete para questões ambientais alertando para a possibilidade de reverter alguns problemas e encontrar o equilíbrio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *