V Semana do Desporto e Juventude de Amares envolveu perto de 100 participantes

Uma semana diferente, com recurso às novas tecnologias, ajustada aos tempos que vivemos, fruto da Covid-19, mas com o mesmo intuito: sensibilizar para prática desportiva e os seus benefícios.

Assim foi a V Semana do Desporto e Juventude de Amares, que decorreu entre os dias 23 e 30 de setembro, envolvendo cerca de 100 participantes e várias coletividades.

O programa contemplou webinar´s, partilha de testemunhos de diversas personalidades das mais variadas modalidades desportivas do concelho de Amares e propostas de atividades físicas online.

Este ano, a V Semana do Desporto e Juventude de Amares foi dividida por temas, abrangendo diferentes tipos/áreas de intervenção do desporto, nomeadamente o desporto: no trabalho, outdoor, na escola, náutico, inclusivo e, finalmente, o desporto sénior.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Amares, através do Gabinete do Associativismo, Desporto e Juventude, articulada com o Programa Nacional Desporto para todos e integrada na Semana Europeia do Desporto.

“Vamos continuar a promover políticas públicas de promoção do desporto e valorização da atividade física. Esta semana trouxemos a destaque muito daquilo que se faz em Amares, quer no desporto competitivo quer ao nível do desporto recreativo e de saúde. Partilhamos bons exemplos que podem inspirar mais gente para a prática desportiva, e isso é muito importante”, referiu o presidente do Município de Amares, Manuel Moreira.

“Temos muito orgulho nas instituições do nosso concelho que têm feito um trabalho meritório ao longo dos anos. Penso que o Desporto está no nosso ADN e, por isso, temos referências tão interessantes de amarenses bem-sucedidos no panorama Desportivo”, sublinhou.

Diariamente, foram, ainda, lançados vídeos com o testemunho de diversas personalidades do quadrante desportivo de Amares, que vão partilhar as suas experiências e incentivar à prática desportiva.

“Este ano, devido à pandemia, tivemos que inovar no sentido de fazer atividades recorrendo às plataformas digitais tentando assim envolver a comunidade e sensibilizar para a prática regular de atividade física mas penso que conseguimos proporcionar momentos muito interessantes, nomeadamente através dos dois webinars que foram momentos de reflexão e partilha muito interessantes”, disse o vereador do Desporto João Esteves.

“O balanço foi bastante positivo, pelo feedback que tivemos através das redes sociais e penso que o nosso objetivo foi cumprido”, concluiu deixando um agradecimento muito especial a todas as entidades e personalidades que participaram e que enriqueceram esta semana.

Jovens atletas homenageados
Depois da homenagem à canoísta Joana Vasconcelos que venceu, recentemente, a medalha de ouro em K1 500 metros na Taça do Mundo de Velocidade, na Hungria, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o vereador do Desporto, João Esteves, distinguiram, “o excelente desempenho” de mais dois jovens desportistas amarenses, a marcar o encerramento da V Semana do Desporto e Juventude de Amares.

Gustavo Mendonça e Bárbara Afonso foram os dois futebolistas agraciados com reconhecimento de mérito desportivo.

No caso de Gustavo Mendonça, a lembrança foi entregue à mãe por impossibilidade do jovem poder comparecer à entrega. Já Bárbara Afonso, que recebeu, esta distinção pessoalmente reconheceu que “tem um significado muito especial”. “É um reconhecimento do meu trabalho e isso é muito bom e muito gratificante. É também uma forma de servir como exemplo para outros jovens do concelho”, admitiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *