CURIOSIDADES

Norte-americano processado por avaliação negativa no Tripadvisor e arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão.

Wesley Barnes recorreu à plataforma Tripadvisor para fazer uma avaliação negativa das suas férias no Sea View Resort, localizado na ilha tailandesa de Koh Chang, conhecida pelas suas praias e águas em tons azul-turquesa.

“O proprietário do Sea View Resort registou uma reclamação [alegando] que o réu tinha publicado avaliações injustas sobre seu hotel no site do Tripadvisor”, disse o coronel Thanapon Taemsara, da polícia de Koh Chang em declarações à agência AFP.

Segundo as autoridades locais, o norte-americano foi acusado de causar “danos à reputação do hotel” e de discutir com os funcionários do resort por não pagar uma taxa.

Barnes, que trabalha na Tailândia, foi preso pela polícia de imigração e voltou para Koh Chang, onde foi detido por um breve período e libertado depois sob fiança.

Segundo a avaliação publicada no Tripadvisor em junho, Barnes encontrou “funcionários hostis” que “agem como se não quisessem ninguém [no resort]”.

Tal como recorda a AFP, as leis anti-difamação da Tailândia atraem o escrutínio de grupos de direitos humanos e liberdade de imprensa, que alegam que pessoas poderosas recorrem a este enquadramento legal como arma para sufocar a liberdade de expressão.

A pena máxima prevista para este crime são dois anos de prisão, juramente com uma multa de 200.000 baht (cerca de 5.365 euros).

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *