DestaqueVILA VERDE

Artista brasileira Monica Mindelis faz residência artística em Vila Verde

Integrada no projeto de Residências Artísticas “Amar o Minho”, do Minho Inovação, e no programa da 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que decorre de 17 de outubro a 27 de novembro, esta iniciativa pretende enaltecer o artesanato, através da criação artística de uma obra de arte inspirada na imagem dos Lenços de Namorados, ex-líbris do concelho de Vila Verde.

Durante a residência, que acontecerá de 15 a 30 de outubro na Aliança Artesanal de Vila Verde, a artista brasileira, Mónica Mindelis, irá estabelecer contacto com as artesãs locais, de forma a aprender os principais pontos, desenhos e motivos desta herança cultural.

Habituada a explorar os processo do têxtil nos seus desenhos, Mónica Mindelis fará, também, uma abordagem conceitual ao feminino e ao Minho enquanto território de afetos.

O projeto, inédito em Portugal, cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.

O processo de residência artística decorrerá em regime aberto e com possibilidade do público assistir ao trabalho ao vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *