Município desafia entidades a participar no programa ‘Florestar Braga’

Dia 23 de Novembro é o Dia da Floresta Autóctone e para assinalar a data, o Município promove mais uma edição do programa ‘Florestar Braga’. Esta é uma iniciativa de sensibilização ambiental que desde 2014 lança o desafio às entidades do Concelho, oferecendo árvores para serem plantadas no âmbito deste programa.

Nesta iniciativa, todas as entidades são desafiadas a participar na florestação com a plantação de espécies autóctones e com o lançamento de “granadas de sementes”.

Todas as entidades de ensino, IPSS, associações ou adoptantes do Projecto Rios poderão receber espécies da floresta autóctone para plantar no logradouro das suas instalações (ou junto da linha de água adoptada no caso do Projecto Rios) ou e espaço público em colaboração com a sua Junta ou União de Freguesias.

O Município de Braga coloca à disposição das entidades árvores ou arbustos autóctones, nomeadamente carvalhos alvarinhos, portugueses e negral, sobreiros, castanheiros, cedros do Bussaco e bastardo, cerejeiras bravas, freixos, pinheiro mansos, tílias, amieiros, azinheiras, vidoeiros, azevinhos e medronheiros.

Outra iniciativa prevista é o lançamento de “granadas de sementes”. As entidades que pretendam receber material para elaboração das “granadas” (por ordem de chegada de inscrições, tendo em conta a argila disponível), o Município de Braga faculta a argila e as sementes de leguminosas e cada entidade fará as suas próprias granadas, podendo, também, a comunidade escolar mobilizar os alunos para recolherem bolotas de carvalho e/ou sobreiro ou outras sementes de árvores ou arbustos autóctones.

Para participar nesta edição do ‘Florestar Braga’, os interessados devem fazer a sua inscrição através do email ambiente@cm-braga.pt, até 9 de Novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *