AMARESDestaque

Novembro e dezembro são meses de homenagem a António Variações em Amares

Em novembro, o poeta António Variações (1944-1984) será condecorado no Palácio de Belém, em Lisboa e evocado com a publicação do livro ‘Toninho, o Fantástico Variações’, da autoria de Fabíola Lopes, na Biblioteca Francisco de Sá de Miranda em Amares.

Já em dezembro, por iniciativa da Comissão Promotora de Homenagem a António Variações será prestada uma singela homenagem no cemitério paroquial de Fiscal e ocorrerá a publicação de vídeo, nas redes sociais, com a declamação de poema de António Variações.

“Num ano de pandemia, António emerge como a alegria da Nação, uma força positiva e um símbolo de mudança”, dizem os elementos da Comissão.

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2021) congratula o Senhor Presidente da República Portuguesa pelo agraciamento do cantor, cujas diligências tiveram inicio em finais de março do ano passado, assim como Fabiola Lopes, Patrícia Ferreira e a Editorial Novembro “pelo arrojo em publicar um livro com apoio financeiro da Comissão em tempos de mudança e de profunda reflexão do ser humano”.

Face à pandemia Covid-19 e aos trabalhos infindáveis associados à divulgação da vida e obra do poeta de Pilar, a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações achou por bem alargar a sua missão até dezembro de 2021.

Entre esses trabalhos, destaque para a criação de um roteiro literário-musical alusivo ao cantor nos concelhos de Amares e de Braga, a organização (em parceria com a Câmara Municipal de Amares) de um Festival de Piano, as diligências (com o conhecimento da família) junto de autarquias, empresas e particulares para a construção de um Museu António Variações em Fiscal, o incentivo à interpretação de partituras das canções do cantor (por bandas filarmónicas) e a inclusão do seu nome na toponímia do concelho de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *