Centro de Solidariedade Social de Valdozende, em Terras de Bouro, com nova carrinha

O Centro de Solidariedade Social de Valdozende (CSSV), aberto para o serviço social à comunidade em Agosto de 1975, reconhecido estatutariamente como Fundação de solidariedade social em 05/02/1982, atualmente dinamiza 6 valências típicas: Creche (42 utentes), Pré-escolar (25 utentes), Centro atividades tempos livres (32 utentes), Centro de Dia (14 utentes), Serviço apoio domiciliário (25 utentes) e Estrutura residencial pessoas idosas (20 utentes) e uma valência atípica (cantina social para Terras e Bouro-10 utentes), encontrando-se a dar resposta a 168 utentes.

Com o objetivo de melhorar as condições de serviço de transporte dos seus utentes ao Centro de Dia e outras valências, esta Fundação apresentou uma candidatura ao aviso NORTE-42-2018-15 Equipamentos sociais, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020). Com esta candidatura, pretendeu-se adquirir uma carrinha de 9 lugares adaptada a idosos, com vista à melhoria de qualidade de serviço na rede de transportes existente.

Tendo a candidatura sido aprovada, e encontrando-se já integralmente executada, o CSSV realizou um investimento elegível total de 27.781,68 euros, contando com a comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 23.614,43 euros.

Nova candidatura
Além deste, o Centro de Solidariedade Social de Valdozende, encontra-se já a proceder à execução de outra nova candidatura.

Trata-se da Tipologia em Infraestruturas e equipamentos sociais e de saúde, sendo a sua designação: Qualificação de ERPI, SAD, CENTRO DE DIA e CRECHE. No âmbito desta Operação, o CSSV pretende proceder à aquisição de um conjunto diversificado de equipamento básico e informático, substituindo algum equipamento existente que já não se encontra nas melhores condições de utilização e adquirir outro considerado fundamental à melhoria da qualidade e bom funcionamento dos serviços prestados no âmbito das respostas sociais ERPI, SAD, Centro de Dia e Creche.

Assim, a Instituição propõe-se adquirir: 20 camas articuladas elétricas com grades e colchões; 20 cadeirões relax; 40 colchas; 60 toalhas de rosto; 1 balcão de copa; 1 pia inox; 1 armário, 4 mesas de cabeceira; 7 mesas quadradas; 4 imobilizadores magnéticos de pulso; 4 imobilizadores magnéticos 4 imobilizadores pélvicos; 42 módulos fotovoltaicos; 4 PC´s; 5 computadores portáteis; 1 frigideira; 1 fogão industrial; 1 máquina de lavar roupa; Instalação de ar condicionado em sala polivalente; Equipamento para Parque Infantil (1 módulo escorrega; 1 mola dupla; pavimento amortecedor); Mobiliário para Biblioteca (6 mesas duplas; 32 cadeiras; 1 mesa circular; 4 cadeiras estofadas; 4 sofás individuais; 4 estantes; 1 ecrã suspensão e 1 projetor); Mobiliário para Creche (32 cadeiras; 5 mesas circulares; 20 camas infantis empilháveis e 1 banca de mudas).

Esta intervenção resulta, igualmente, da aprovação da candidatura submetida ao aviso NORTE-42-2019-48 Equipamentos sociais, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), Operação NORTE-07-4842-FEDER-000510.

Esta candidatura encontra-se em fase de execução, com início em abril deste ano, sendo a operação aprovada em agosto, o investimento desta operação elegível totaliza o valor de 105.678,16 euros, beneficiando de uma comparticipação financeira de 89.826,43 euros.

One thought on “Centro de Solidariedade Social de Valdozende, em Terras de Bouro, com nova carrinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *