Sessão da Comunidade de Leitores volta a reunir online leitores dispersos por várias regiões geográficas

Decorreu a 13ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, promovida pela Casa do Conhecimento de Boticas, com dinamização de Laura Afonso, esposa de Nadir Afonso, autor do livro “O Tempo Não Existe – Manifesto”.

Laura Afonso retrata este livro como o “testamento do seu pensamento teórico”, apresentando “pequenos textos sumários que sintetizam aquilo que foram as suas preocupações”. Deu a conhecer um pouco da vida do autor desde a sua infância, a manifestação do desejo precoce de ser pintor, aos 9 anos de idade por influência das obras do pintor Alves Cardoso, da sua atração pela geometria e pela matemática, considerando esta a essência da arte.

Nadir Afonso foi arquiteto, pintor e pensador. Nasceu em Chaves, em 1920 e faleceu em Cascais, em 2013. Diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Expôs em grandes galerias internacionais de arte, representado em vários museus nacionais e internacionais e autor de vasta obra teórica.

Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e pela Universidade Lusíada. Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio Nacional de Pintura. Oficial e Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Esta foi uma iniciativa que juntou as Comunidades de Leitores da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Vila Verde e de muitos outros leitores dispersos várias regiões geográficas que se juntam pelo prazer da leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *