Amares: Saneamento e Praça do Comércio só em março
As empreitadas do saneamento e da Praça do Comércio em Ferreiros, Amares, só ficarão concluídas em março do próximo ano. O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a prorrogação do prazo das duas obras, mas os vereadores da oposição não deixaram de criticar a decisão.
Segundo explicou a responsável municipal pelas duas obras, os atrasos ficaram-se a dever a entidades externas. No caso do saneamento, a Câmara está à espera desde setembro da ligação dos contadores por parte da EDP: “inclusive já fizemos o pagamento de 30 mil euros”, revelou o presidente da Câmara.
Também um problema na ligação com Vila Verde que obrigava a instalação de uma estrutura, do lado vilaverdense, incomportável em termos de custos, levou a Águas do Norte a reformular o projeto: “demoraram muito tempo a retificar isso”, revelou a responsável.
Praça do Comércio
Já na Praça do Comércio, o principal problema reside no acesso à Avenida de Santo António. “Houve dificuldades de entendimento entre o empreiteiro e o proprietário privado, nomeadamente na forma de pagamento da obra”, referiu ainda a técnica municipal.
Na outra ponta da Praça, foi a ligação de águas pluviais que atrasou um bocado o processo. “Havia uma ligação prevista às águas pluviais, mas como a proprietária vai fazer um loteamento, alteramos essa ligação que passará a ser no caminho público e não num terreno privado”.
O vereador Pedro Costa lembrou que sempre foi crítico com “a obra prevista. Foram tomadas opções validadas por este executivo e o tempo veio a dar-nos alguma razão que não foram as melhores”. Também Emanuel Magalhães, do Movimento Independente, questionou a colocação do piso na Praça e de alguns pilaretes.