CURIOSIDADES

Britânico ficou sem a sua sanduíche na fronteira holandesa

Autoridades holandesas confiscaram alimentos, incluindo sanduíches, a viajantes que entraram na fronteira dos Países Baixos vindos do Reino Unido.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, o episódio foi transmitido pela emissora pública holandesa NPO 1. Os funcionários na fronteira foram filmados a explicar a um motorista britânico, chegado à cidade de Hoek van Holland, onde fica um terminal de ferries, que, “desde o Brexit, não é permitido trazer alimentos para a Europa, como carnes, frutas, legumes, peixes”.

Um dos motoristas, que tinha sanduíches embrulhadas em papel de alumínio, pergunta mesmo se pode ficar com o pão e deixar a carne, mas um dos funcionários responde: “Não, será tudo confiscado. Bem-vindo ao Brexit, sinto muito”.

Tal como recorda o canal norte-americano, agora que o Reino Unido deixou o mercado único e a união aduaneira, as mercadorias que cruzam a fronteira estão sujeitas à alfândega e a outros controlos.

O Governo britânico já tinha lançado uma orientação destinada aos transportadores e motoristas comerciais, alertando-os de que agora não podem transportar para a UE “produtos de origem animal”, como é o caso dos que contêm carne ou laticínios.

“Os motoristas que viajam para a UE devem estar cientes das restrições adicionais às importações pessoais. (…) Se carrega itens proibidos na sua bagagem ou veículo, tem de os usar, consumir ou descartar na fronteira ou ainda antes dela”, lê-se.

A agência alfandegária holandesa também já tinha alertado, em novembro, os viajantes do Reino Unido para estas restrições, que entraram em vigor no primeiro dia de janeiro. “Produtos típicos como cheddar, creme coagulado e haggis escocês não serão mais permitidos”, escreveu na sua conta de Instagram.

A equipa na fronteira holandesa disse à NPO 1 que, assim que as restrições por causa da pandemia diminuírem, um maior influxo de viajantes também deverá traduzir-se num maior tempo de espera para aqueles que pretendem entrar no país.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *