Projeto Erasmus + ‘AROSE’ promove a oralidade em inglês na Escola Secundária de Amares

A Escola Secundária de Amares (ESA) encontra-se a participar num projeto Erasmus+ denominado ‘AROSE’ (Advancing and Reassessing Oral Skills in English) desde novembro de 2019, tendo sido realizada em finais de outubro, via conferência online, uma reunião de trabalho com a participação de todos os parceiros envolvidos.

O projeto liderado pela Universidade de Murcia, integra a participação de parceiros turcos, italianos espanhóis e portugueses.
Portugal, que conta com uma equipa de de docentes de Inglês da Escola Secundária de Amares (ESA) e também com a Casa do Professor, tem vindo a desenvolver ferramentas que depois de testadas irão ser aplicadas na avaliação da oralidade dos alunos.

“O projeto nasceu da constatação que nos países do Sul da Europa, os alunos evidenciam mais dificuldades nas capacidades orais no que diz respeito à língua inglesa, comparativamente com os alunos dos países do Norte da Europa. Tal facto, compromete a sua mobilidade europeia e condiciona as suas oportunidades de emprego”, refere a professora Teresa Lopes.

Na conferência, organizada e dinamizada pela Casa do Professor, apresentou-se o projeto a um público mais alargado de docentes, explicaram-se as razões pelas quais a ESA se encontra a participar e deu-se testemunho do impacto esperado do mesmo.

“Com a participação neste projeto, a ESA espera contribuir para a melhoria e validação de práticas de avaliação no domínio da oralidade da língua inglesa, alargando as possibilidades de sucesso de todos os seus alunos”, acrescenta a docente.

Para a professora este projeto “assume extrema importância no contexto atual de uma sociedade globalizante onde as competências linguísticas, nomeadamente o Inglês, são fulcrais para o sucesso pessoal e profissional. Salienta-se ainda a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa neste projeto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.