CURIOSIDADES

Vacinas mRNA. Quanto tempo depois da 2ª dose desenvolvemos imunidade?

As vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que utilizam a tecnologia de mRNA para ajudar o sistema imunitário a desenvolver imunidade ao SARS-CoV-2, requerem duas doses. E é apenas após essa segunda dose que a sua imunidade ao vírus é totalmente ativada.

Mas quando tempo depois da segunda injeção é que essa imunidade é garantida?
Segundo a Healhtline, ambas as vacinas funcionam ao apresentar uma parte do novo coronavírus, chamada proteína spike, ao seu sistema imunitário.

Esta proteína é encontrada na superfície viral e ajuda o vírus a ligar-se e a entrar nas células hospedeiras do seu corpo. Como o seu sistema imunitário tem memória, ele utiliza a vacina para analisar e armazenar informações sobre a proteína spike, informações essas que serão utilizadas para protegê-lo se for exposto ao vírus no futuro.

No entanto, a imunidade não acontece imediatamente após a vacinação, por isso, ainda pode ficar doente durante esse período.

Pfizer-BioNTech
O ensaio clínico Pfizer-BioNTech avaliou a eficácia da vacina uma semana após os participantes terem recebido a segunda dose. Os investigadores descobriram que a vacina foi 95 por cento eficaz na prevenção da doença.

Moderna
O ensaio clínico Moderna avaliou a eficácia da vacina duas semanas após os participantes terem recebido a segunda dose. Neste momento, a vacina foi 94,1% eficaz na prevenção da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *