Braga suporta custos de testagem à Covid-19 a atletas dos escalões de formação

No âmbito do desconfinamento progressivo a partir do dia 19 de Abril, nomeadamente no que diz respeito à retoma da atividade desportiva, a Orientação 036/2020 da DGS define a obrigatoriedade de se efetuar testagem à Covid-19, até 72h antes do início das atividades, por parte de todos os praticantes de modalidades desportivas de médio e alto risco.

O Município de Braga, atendendo às dificuldades sentidas por grande parte das suas coletividades desportivas, decidiu promover mais uma medida de apoio, ao oferecer testagem gratuita a todos os atletas enquadrados nos escalões de formação e pertencentes a clubes que se enquadrem nos seguintes critérios, mediante aplicação de Testes Rápidos de Antigénio:

• Possuam morada fiscal no concelho de Braga;
• Estejam devidamente filiados nos escalões de formação e em federações / associações desportivas de âmbito federado;
• Integrem modalidades de médio risco;
• Não possuam este tipo de apoio junto das suas Federações / Associações Desportivas;
• Possuam atletas abrangidos pelo apoio municipal no âmbito do pagamento das filiações desportivas junto das suas Federações / Associações Desportivas.

Para poderem usufruir deste apoio municipal, que terá lugar no Gabinete Municipal de Saúde, localizado no Shopping de Santa Tecla, os clubes deverão adotar o seguinte procedimento:

• Estabelecer contacto com o Gabinete Municipal de Saúde, através do email gab.saude@cm-braga.pt ou através do telefone 253 277 099;
• Remeter uma listagem com a informação dos atletas a testar, onde conste o nome, data de nascimento, NIF, CC, contacto do encarregado de educação (menores de idade) e respetiva modalidade.

O serviço estará disponível a partir das 18h00 de segunda-feira (19 de Abril), apenas com agendamento prévio articulado entre o Clube e o Gabinete Municipal de Saúde. O horário de funcionamento do Gabinete Municipal de Saúde é das 8h30 às 21h30.

O serviço providenciará listagem por clube com o resultado do teste por atleta, permitindo a sua apresentação junto da Federação / Associação Desportiva.

Cumulativamente, o Gabinete Municipal de Saúde integra o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB), que efetua Exames Médico Desportivos (EMD’s), pelo valor de 11,00€, situação também necessária para a retoma da atividade desportiva. Relembra-se que o Município de Braga oferece os EMD’s às atletas do género feminino, desde que efetuados no CMDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *