AtualidadeMinho

CERCI Braga celebra o 10º aniversário com a inauguração de duas Residências Autónomas para Pessoas com Deficiência Intelectual

A CERCI Braga inaugura no próximo dia 01 de maio duas residências autónomas no centro de Braga.

A CERCI Braga, Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos, foi fundada em 2011 no concelho de Braga por um grupo de pais, amigos e técnicos com a missão de contribuir para a congregação e articulação de esforços, no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.

Tem por objetivos: capacitar a pessoa com deficiência para a sua auto-representação e participação ativa na sociedade; sensibilizar a Sociedade e o Estado para os seus problemas e das suas famílias; colaborar com instituições públicas e privadas que fomentem a investigação/ação sobre deficiência; criar estruturas e equipamentos adequados à intervenção nos diferentes domínios de apoio (ocupacional, formação, domicilio, residencial,…); promover atividades de lazer, educação, formação, reabilitação e de integração profissional adequados ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e multideficiência; entre outros.

Assente num modelo de funcionamento de base comunitária, o envolvimento em eventos, iniciativas e atividades realizadas na e pela cidade “promovem a interação e sensibilizam igualmente a sociedade para a inclusão das pessoas com deficiência, traduzindo-se numa grande proximidade e apoio à cooperativa”, refere a direção em comunicado.

“Procuramos a inclusão social e profissional, através de ações de capacitação e experiências socio-profissionais e apostamos em projetos inovadores na área das artes e do desporto adaptado, facto que nos leva a abraçar com frequência desafios lançados pelos parceiros que envolvam a dança, a música ou a escalada e andebol”.

Atualmente, a CERCI Braga dá resposta a 30 jovens/adultos com deficiência intelectual e multideficiência, no CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e tem identificados em lista de espera de dezenas de casos.

A par da necessidade da resposta ocupacional e de capacitação, são inúmeras as solicitações para resposta residencial, quer na sua vertente de lar, direcionada para clientes com menor autonomia, quer para residência autónoma, que tem por objetivo dar resposta a jovens/adultos com deficiência intelectual/multideficiência, com mais autonomia.

Assim, a concretização desta nova resposta, em dois apartamentos no centro da cidade Braga, um deles adquirido com o apoio financeiro de mecenas particulares, permitirá o alargamento da resposta a mais 10 jovens/adultos com deficiência intelectual e multideficiência. Com um significado ainda mais especial, por decorrer a celebração do 10º aniversário da cooperativa.

Inauguração das Residências Autónomas
Com um investimento superior a 360 mil euros, a cooperativa conseguiu reunir até à data cerca de 60% do valor através de um donativo de mecenas particulares e do apoio administrativo e financeiro por parte da Câmara Municipal de Braga, no âmbito do RECAM.

“Ao implementar esta resposta residencial permitiremos que adultos com deficiência intelectual ligeira tenham um percurso de vida mais independente, capacitando-os para que sejam mais autónomos e para que possam ser envolvidos ativamente na definição do seu projeto de vida”, acrescenta ainda.

Casa de S. Vicente
A Casa de S. Vicente foi adquirida com o donativo financeiro do casal de Mecenas particulares, Maria de Lourdes e António, que com “um extremo sentido de altruísmo”, entendeu que deveria apoiar a comunidade através de uma organização como a CERCI Braga.

“Tendo tomado conhecimento de todas as linhas estratégicas que orientam o trabalho da cooperativa, preocuparam-se em acompanhar todo o processo e em ter acesso a informação fidedigna que lhes permite saber que estão a investir numa causa meritória e que o seu gesto tem impacto social, acrescentando valor à Sociedade”.

O desenvolvimento da atividade, neste ano de lançamento, será assegurado pelos prémios BPI “la Caixa” – CAPACITAR 2020, com o apoio financeiro ao projeto INHouse. Com este projeto pretende-se demonstrar a importância deste tipo de soluções residenciais e, ao mesmo tempo, gerar alternativas viáveis a situações que limitam a autonomia dos adultos com deficiência intelectual ligeira.

Casa de Infias
A Casa de Infias já se encontra em funcionamento, pois tratou-se de uma transferência de um imóvel arrendado. “Foi possível melhorar as condições e otimizar recursos, na medida em que as residências se localizam na mesma rua”.

O apoio financeiro da CMB veio permitir dar continuidade ao projeto iniciado em 2020, em plena pandemia, quando os casos de pessoas com deficiência, sem retaguarda familiar, ficaram ainda mais expostos.

Ambas as residências contam com parcerias estratégicas de serviços comunitários, mas também de empresas privadas e particulares. Permitindo protocolos que disponibilizam apoios em áreas diversas: saúde, participação cívica, acesso à cultura ou integração profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *