Academia de Musica e Município de Vila Verde promovem “Tertúlias Musicais”

A Academia de Música de Vila Verde e o Município de Vila Verde estão a desenvolver um novo projeto que está a “dar palco” aos artistas com ligação a Vila Verde e “desconfinar” a cultura para os vilaverdenses: as “Tertúlias Musicais AMVV”.

O projeto foi apresentado no dia 27 de março, por Júlia Fernandes, Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social da CMVV, Júlio Dias, Presidente da ACMVV e Idílio Nunes, Diretor Pedagógico da AMVV.

Desde essa data já foram apresentadas quatro Tertúlias Musicais, sendo que em cada semana, é publicada uma conversa com artistas ou conjuntos musicais da nossa terra.

As entrevistas e a edição das emissões são da responsabilidade de Henrique Vieira Mendes, tendo sido já publicadas, na página da Academia de Música de Vila Verde, as Tertúlias com os seguintes artistas:

Miguel Oliveira
No dia 3 de abril, realizou-se a primeira tertúlia com o cantor Miguel Oliveira. Natural de Vila Verde, criado na Vila de Prado, é a voz da banda pop/rock Banda Sinal, que lançou um álbum em 2009 e teve êxitos como “Basta viver”, “Vivemos sempre à espera”, ou “E se amanhã”.

Destacou-se também pelo canto tradicional, no grupo Canto D’aqui e pelas colaborações com orquestras e outros artistas. Uma entrevista pautada pelos seus temas, na qual relembra os seus mais de 25 anos de carreira.

Trovar d’Alma
A 11 de abril, os Trovar d’Alma, foram os segundos artistas convidados para as Tertúlias Musicais AMVV. O grupo formado em Vila Verde esteve representado nesta entrevista por Armando Machado, guitarrista e compositor, e Dina Bicas, uma das cantoras e letrista.

A banda é ainda composta por António Fonseca no piano, José Alberto na guitarra, Henrique Pereira na percussão, Carlos Esteves na voz e a sonoplastia está a cargo de Rui Vieira. Os convidados

Pedro Malheiro e Manuel Sameiro
No dia 18 de abril, Pedro Malheiro e Manuel Sameiro, da Sameiro & Sua Banda, foram os convidados da terceira Tertúlias Musicais promovidas pela Academia de Música de Vila Verde e o Município de Vila Verde.

Os cantadores ao desafio de Vila Verde, ambos reconhecidos pelas suas participações em concursos e álbuns de sucesso, deram dicas sobre a arte do improviso e fizeram uma desgarrada “à distância”. Pedro Malheiro (o filho), juntou-se também para dar música ao “despique” entre dois amigos de longa data, sempre com boa disposição.

Hugo Torres
A 24 de abril, foi Hugo Torres, nome conhecido do Pop/Rock nacional, o convidado das Tertúlias Musicais AMVV. O músico relembrou as participações em programas televisivos, passando pela carreira a solo, com os Siga a Farra ou nos BOLHA, e refletiu sobre os atuais desafios para a indústria musical sempre com boa disposição e frontalidade.

Próxima Tertúlia
Dia 2 de maio, às 18h00, realiza-se a quinta Tertúlia, com o músico Chico Malheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *