Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento reúne-se em torno do livro “Memórias de Josefina” de Marlene Castro

A Casa do Conhecimento de Paredes de Coura convida Marlene Castro, hoje, às 17h30, autora de “Memórias de Josefina”, o livro sugerido para a 19ª sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, dinamizada por José Augusto Pacheco, Professor Catedrático da Universidade do Minho.

“As palavras de Marlene Castro servem para expressar a sua admiração pelas gentes e pelas almas do seu lugar, a Costa [Rubiães]. Memórias de Josefina é um depositário de histórias vividas, ouvidas e de vidas amadas e desamadas, um percurso pelos séculos XIX e XX do mundo rural alto-minhoto, transportado aqui ali nas asas de desejos inconfessáveis, atravessando os céus como quem sonha em vez de viver”.
Manuel Tinoco, diretor do jornal “Notícias de Coura”, in edição 380 (11-02-2020)

Marlene Castro “nasceu em Rubiães, Paredes de Coura, no dia 20 de novembro de 1979, no Vale da Alvura Velha onde o espírito da terra lhe lembra a cada Primavera que é preciso morrer para renascer. As suas raízes são do tamanho das suas memórias. Vive onde nasceu, na casa da sua bisavó Josefina. E é na sua ermida abraçada pela serra e pelo rio que Marlene quer ficar a resgatar memórias num ritual de purificação, de amor e de salvação.” (primeira orelha do livro).

É licenciada em Ensino do 1º e 2º Ciclos nas variantes de Matemática e Ciências da Natureza pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e mestre em Artes Cénicas pela Universidade Rey Juan Carlos (Madrid). Exerce intensa atividade como formadora de expressão dramática em várias instituições de ensino do distrito de Viana do Castelo e no Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional de Timor-Leste. Encenou textos para distintas e renomadas companhias de teatro do país. Foi encenadora, atriz e figurinista em inúmeros espetáculos.

A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é um projeto da Rede Casas do Conhecimento com a participação dos Serviços de Documentação e Bibliotecas e Casa do Conhecimento da UMinho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Vila Verde, esta em parceria com a Biblioteca Professor Machado Vilela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *