‘A Alma dos Lenços de Namorados’ é tema de mais um ‘Património com Alma’ em Vila Verde

A Conferência “A Alma dos Lenços de Namorados” realiza-se no dia 27 de maio, pelas 21h00, contando com a participação dos convidados especiais Jean-Yves Durand, Professor do Instituto de Ciência Sociais da Universidade do Minho e Mirian Zanini, Investigadora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com moderação de Júlia Fernandes, Vereadora da Educação Cultura e Ação Social do Município de Vila Verde.

Nesta Conferência o tema centrar-se-á nos Lenços de Namorados elemento de história e tradição, de amor e carinho, de riqueza da cultura popular, um do ícone do artesanato de Vila Verde e da região minhota, com reconhecimento nacional e internacional. O Lenço de Namorados é hoje elemento de modernidade, em que as raízes do passado permitem “riscar” o caminho do futuro.

“Património com Alma” é uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento de Vila Verde, da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e do Serviço de Ação Cultural do Município, em colaboração com a Rede de Casas do Conhecimento, nomeadamente com as Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, Boticas, Montalegre e Paredes de Coura.

Pretende-se num conjunto de sessões temáticas, retratar o património cultural material e imaterial de Vila Verde, dando a conhecer as características marcantes e os pormenores peculiares da diversidade cultural do concelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *