Cerca de 40 idosos de lar de Barcelos ainda não foram vacinados

Utentes tiveram Covid-19 há cerca de oito meses. Responsáveis pela vacinação do município garante que vacinas serão administradas esta semana.

O agendamento da vacinação contra a Covid-19 para quem tem mais de 40 anos está prestes a começar, contudo, cerca de quatro dezenas de idosos do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos, ainda não receberam qualquer dose da vacina, revela, esta segunda-feira, a SIC Notícias.

A denúncia foi feita por familiares que se encontram preocupados não só pela saúde física dos utentes como pelo impacto psicológico que o isolamento de mais de um ano e três meses possa ter.

“Tem 92 anos e ainda está por vacinar. Teve Covid-19 em novembro. Parece-me contraditório dizerem que a situação dos lares está resolvida… não está”, explicou Adelina Santos, familiar de um dos utentes em causa.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos já pediu às autoridades de saúde que resolvam esta situação, pois os utentes estiveram infetados há mais de oito meses. Já o Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos, responsável por organizar a administração das vacinas, garante que estão a ser cumpridos todos os prazos e que os utentes serão vacinados já esta semana.

De acordo com a SIC Notícias, há pelo menos sete lares por vacinar na região de Barcelos e Esposende.

Recorde-se que as autoridades de saúde determinaram que apenas as pessoas que estiveram vacinadas há mais de seis meses devem ser vacinados contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *