‘Zaire’ presta auxílio a embarcação de pesca em São Tomé e Príncipe

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, em Missão de capacitação da Guarda-Costeira de S. Tomé e Príncipe, foi empenhado numa operação de auxílio à embarcação de pesca Santomense “Andrea”.

A embarcação fez chegar o pedido de socorro à Guarda Costeira de São Tomé, pelas 10h30, após ter perdido a hélice, numa posição cerca de 60 km a nordeste de São Tomé, com seis elementos a bordo e diverso material destinado à ilha do Príncipe.

O navio português largou da Baía de Ana Chaves às 13h30, tendo chegado ao local às 17h00. Após avaliar as condições de flutuabilidade e segurança da embarcação, passou o aparelho de reboque e iniciou o trânsito para o Porto Comercial de São Tomé, onde atracou às 22h30.

O Patrulha “Zaire”, atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue a sua missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, ilustrando a importância da cooperação bilateral entre estes dois países lusófonos, contribuindo, através de um esforço conjunto, para a segurança marítima na região e dos navegantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *