CURIOSIDADES

Mosca “impostora” mostra grande potencial no processo de polinização

Uma minúscula mosca pode ser uma grande ajuda na agricultura, uma vez que mostra ter um papel bastante ativo no processo de polinização, revela uma nova pesquisa da Universidade Estadual de Washington.

Um novo estudo descobriu que, de mais de 2.400 visitas de polinizadores a flores em quintas urbanas e rurais, cerca de 35% foram realizadas por moscas, sendo que a maioria eram moscas sífidas com listas pretas e amarelas – o que faz com que facilmente se passem por abelhas.

No caso de algumas plantas, incluindo ervilhas, couves e lírios, as moscas foram os únicos polinizadores observados. Ainda assim, no geral, as abelhas ainda eram as mais comuns, respondendo a cerca de 61% das visitas florais.

“Descobrimos que havia um grande número de polinizadores a visitar flores que não eram abelhas”, referiu Rae Olsson, principal autora do estudo publicado na Food Webs.

De acordo com o estudo, as moscas podem ter benefícios adicionais para as plantas, uma vez que, quando jovens, são capazes de se alimentar de pragas como os pulgões.

Já numa fase adulta, consomem néctar e visitam flores, e como tal, têm o potencial de mover o pólen da mesma forma que as abelhas, escreve o Phys.

Os resultados deste estudo ressaltam a necessidade de investigadores, jardineiros e agricultores prestarem mais atenção aos polinizadores alternativos, disse Olsson, que espera que estudos semelhantes sejam realizados em outras regiões do país.

Olsson sugere que cada agricultor, urbano ou rural, que está interessado em aumentar o número e a diversidade de polinizadores, deverá fazer crescer a variedade de plantas com flores.

“As populações de abelhas estão a diminuir e estamos a tentar ajudá-las, mas há espaço para todos os polinizadores”, referiu a autora do estudo.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *