AMARESDestaque

Amares é a grande vencedora nacional “No Poupar Está o Ganho!”

A turma do 3ºG, do Centro Escolar D. Gualdim Pais, com a Docente Elisabete Carvalho, é a grande vencedora do 1º ciclo do 11.º Concurso Final No Poupar Está o Ganho! O projeto “O Laranjão” destacou-se dos demais, trazendo para o concelho esta grande vitória dos nossos pequenos, grandes, amarenses.

“Um enorme motivo de orgulho para todos os amarenses! Estamos todos de Parabéns!”, sublinha a vereadora da Educação do Município de Amares, Cidália Abreu.

“Amares é uma terra cheia de jovens com muitas capacidades e talento, com gente muito competente no que ao nível da educação diz respeito, e esta conquista nacional é mais uma prova disso”, refere Cidália Abreu.

“Desde o início achámos que além de ser um projeto pioneiro a nível nacional era um projeto extremamente interessante, ao nível da literacia financeira, e muito pertinente não só por incutir, desde cedo, hábitos de poupança juntos dos mais novos, mas também por lhes ensinar a lidar com o dinheiro de uma forma mais racional, dotando-os de uma maior consciência para aprenderem a lidar com a parte emocional e fazer uma gestão adequada do dinheiro que lhes será muito útil no seu futuro”.

“Este projeto também tem uma particularidade que é a interação que permite entre pais filhos e escola, o que é muito bom”, acrescenta a vereadora, que defende a integração da educação financeira na componente curricular desde o pré-escolar.

A mesma opinião é partilhada pela Diretora do Agrupamento de Escolas, Flora Monteiro. “Sou uma defensora da educação ao nível economia o mais cedo possível. Nós estamos a preparar-nos para um mundo muito difícil, portanto, é muito importante que eles aprendam economia, que eles aprendam poupança, uma série de questões ligadas à gestão diária, à gestão doméstica e a gestões mais difíceis que vão ter nos próximos anos”.

Flora Monteiro que também fez questão de manifestar o orgulho que sente perante toda a comunidade educativa por ver o argumento de escolar que dirige ser avo desta distinção.

“O Laranjão” distinguiu-se entre cerca de 40 municípios participantes
Ao primeiro prémio, ao nível do primeiro ciclo, concorreram cerca de 40 municípios, mais de 9 mil alunos. “Apesar de ser um ano difícil tivemos muitos alunos a participar”, apontou Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino Miranda, entidade responsável pela implementação deste projeto de educação financeira.

Quando questionada sobre as razões que trouxeram até a Amares a atribuição do primeiro lugar, Inês Abreu, respondeu que “os resultados são o produto de uma equipa e não há dúvida de que a professora Elisa foi uma treinadora fantástica, usando uma linguagem futebolística, ela teve um acompanhamento, um empenho fantásticos e os miúdos empenharam-se e trouxeram com eles todo o apoio que tiveram das famílias, portanto, é toda uma equipa ganhadora. Foi, de facto, um trabalho espetacular”, concluiu.

Para a coordenadora do Centro Escolar de Amares, Maria José Fernandes, “é um grande orgulho para todos. É um prémio nacional muito significativo e nós estamos aqui num cantinho, mas temos muita força, muito valor”.

Trata-se de um projeto que traz muito conhecimento e pode ser um motor de arranque para as outras crianças, para que participem, e atinjam outros objetivos para Amares, refere a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *