Gestão de qualidade reconhecida nas três valências do Centro Social do Vale do Homem

As três valências do Centro Social do Vale do Homem já ostentam as bandeiras da certificação da implementação do sistema de gestão de qualidade nas respostas sociais de Erpi/lar e SAD. A Casa da Alegria, em Vila Verde, com a resposta social de Erpi/lar especializada em pessoas com Alzheimer e outras demências é a primeira entidade a nível nacional a obter a certificação de qualidade.

Já o Centro Social e o Lar das Termas, este em Amares, são os primeiros da região do Vale do Homem (que incluem os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) a obter a certificação de qualidade em respostas sociais com os serviços de Erpi/lar e SAD nas duas estruturas de Vila Verde e Amares.

O presidente da direção do CSVH, Jorge Pereira, revela que “somos a primeira Instituição do Vale do Homem, nos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, com o Sistema de Gestão da Qualidade, Certificado, na Economia Social”, garantindo que “o CSVH continuará a procurar, incessantemente, a excelência dos serviços prestados, com grande empenho e dedicação dos nossos recursos humanos e numa relação de compromisso e confiança como os nossos utentes e seus familiares”.

A cerimónia foi presidida pelo direto da Segurança Social de Braga, João Ferreira que sublinhou que “a qualidade dos serviços prestados na satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes configuram a própria ação desta Instituição, como outras que distinguem a rede social e solidária do distrito de Braga, estando este pressuposto diretamente relacionado com uma melhor e mais eficaz sustentabilidade dos serviços e das respostas sociais”.

A certificação de qualidade consiste num processo formal de avaliação das organizações com o intuito de aferir “se as políticas e os procedimentos e matrizes das Instituições em processo de certificação, a sua competência organizacional e a garantia das suas boas práticas da qualidade, podem ser validadas com os padrões universais estabelecidos tendo em vista o desenvolvimento equilibrado de todo o ecossistema social”.

Para Olinda Almeida do Departamento de Relações Humanas e Qualidade, “2021 é, certamente, um ano de festa para o Centro Social do Vale do Homem. Além de marcar o aniversário de 15 anos da Associação, conquistou, no dia 22/04/2021, a certificação NP EN ISO 9001:2015, o certificado mais reconhecido no mundo quando o assunto é a qualidade nos processos, demonstrando o compromisso da instituição com a qualidade e a satisfação dos seus utentes, associados e parceiros sociais”.

Implementado em 2020, o sistema de gestão da qualidade, agora certificado, abrange todos os processos e atividades desenvolvidos no âmbito dos serviços de apoio ao idoso prestados nas suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário, nomeadamente o Centro Social (Sede) e a Casa da Alegria, situados em Vila Verde e o Lar das Termas situado em Amares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *