Forças Armadas sensibilizam 2490 lares para combate à Covid-19

​Durante nove meses, as Forças Armadas, em apoio ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), realizaram ações de sensibilização presenciais em 2490 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) de Portugal Continental, das quais beneficiaram um total de 34756 funcionários.

A execução destas ações exigiu um esforço de colaboração e articulação de meios materiais e humanos, que se traduziu no empenhamento de 6098 militares (5360 do Exército, 586 da Marinha e 152 da Força Aérea).

As ações presenciais de sensibilização consistiram na demonstração de práticas de higienização e limpeza, no estabelecimento de circuitos de circulação e no uso de equipamento de proteção individual (EPI), as quais foram complementadas por ações de formação síncrona direcionadas a estas instituições e às demais respostas sociais, com o objetivo de contribuir para a segurança dos seus funcionários, utentes e familiares.

A ligação ao MTSSS foi assegurada pelo Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), através do Centro Logístico Conjunto. Este centro garantiu a operacionalização da formação ministrada pela Direção de Saúde Militar (DIRSAM) e a permanente coordenação e controlo das atividades de planeamento e execução de visitas das equipas de sensibilização dos três ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *