AtualidadeMinho

Politécnico de Viana vai distribuir 10 mil garrafas reutilizáveis

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai distribuir 10 mil garrafas reutilizáveis e criar nove estações de reenchimento, num investimento superior a 140 mil euros ao abrigo de um projeto de redução de plásticos, foi hoje divulgado.

Em causa está o projeto Refill H2O, que arranca no início do ano letivo, coordenado pelo investigador do IPVC António Curado e que pretende retirar, anualmente, das seis escolas superiores do IPVC mais de uma tonelada de garrafas plásticas de utilização única.

A iniciativa da “garrafa inteligente, com a forma de uma orca”, vai ser ainda divulgada junto das escolas secundárias e de outras instituições do distrito de Viana do Castelo.

O projeto Refill H2O foi considerado “o melhor entre as 24 candidaturas ao programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC)”.

O projeto, com “duração de 18 meses e início no dia 15 de setembro, tem financiamento de 140.349,64 euros para a redução do lixo marinho”.

“Já temos contrato assinado para a fabricação das garrafas reutilizáveis e das estações de reenchimento. Vamos produzir 10 mil garrafas e vamos criar nove estações de reenchimento, oito fixas para instalar nas escolas e nas residências e uma móvel para fazer a divulgação do equipamento nas escolas secundárias e instituições da região que tenham interesse pelo projeto”, explicou António Curado, citado numa nota hoje enviada à imprensa.

As instalações do IPVC “são frequentadas anualmente por mais de 5.000 alunos das mais diferentes faixas etárias, nas quais são consumidas anualmente cerca de 51.000 garrafas plásticas de 0,50 litros e 15.000 garrafas plásticas de 1,50 litros, sendo este consumo resultante da produção de 1.215 quilómetros de resíduos plásticos”.

O IPVC conta com o parceiro New Water Product (NWP), responsável, após a conclusão da data de execução do projeto, de fazer a promoção da solução desenvolvida nas outras instituições de ensino superior.

“Este parceiro está a desenvolver uma estação à medida do IPVC e dos nossos requisitos de utilização, do ponto de vista das características da água dispensada e da comunicação da estação de reenchimento com a nossa plataforma dos SAS”, adiantou o coordenador do Refill H2O.

O Serviço de Ação Social (SAS) do IPVC dispõe de “uma nova plataforma ‘online’ que permitirá ao aluno ou colaborador encher a garrafa usando um ‘chip’ que está incorporado na máquina que comunica quer com a garrafa quer com o cartão do aluno ou colaborador envolvido”.

“Esse caderno de encargos de requisitos fomos nós que o desenhámos e o parceiro está a desenhar a estação com base nos nossos requisitos”, assegurou António Curado.

Com o arranque do ano letivo, o IPVC vai instalar as estações de reenchimento nos locais escolhidos em cada escola e residência.

A divulgação e as ações de sensibilização junto das escolas secundárias ficam a cargo da Área Alto Minho — Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, que também promove o projeto.

A garrafa com a forma de uma orca será produzida posteriormente, uma vez que implica “custos de fabricação mais elevados por se tratar de um objeto de ‘design’, atualmente em fase de registo da patente”.

O projeto foi desenvolvido por alunos do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), sendo que a forma de orca “surgiu pelo facto de se tratar de um dos animais marinhos que mais sofre com a poluição dos oceanos, especialmente pelo excesso de plástico existente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *