Califórnia proíbe veículos autónomos poluentes a partir de 2030

A partir de 2030, todos os veículos autónomos ligeiros que circulem no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, são obrigados a ter emissões zero, revela o Engadget.

A lei que o determina, a SB 500, foi assinada esta quinta-feira pelo governador Gavin Newsom e é o seu esforço mais recente na luta contra a emissão de gases de efeito estufa.

No ano passado, Newsom já tinha promulgado uma lei que proíbe a venda de novos automóveis a gasolina e a diesel a partir de 2035.

Esta lei tem os olhos postos no futuro, uma vez que, atualmente, os veículos autónomos representam uma percentagem pequena dos quase 15 milhões de automóveis que circulam nas estradas da Califórnia.

Além disso, tanto a Cruise como a Waymo, duas das principais empresas que testam serviços de táxis totalmente autónomos no estado, têm frotas compostas quase exclusivamente por viaturas elétricas e híbridas.

Esta lei pretende prevenir que os veículos autónomos se tornem grandes poluidores no futuro, nomeadamente se os táxis autónomos se tornarem populares entre os californianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *