CURIOSIDADES

Estátua de camponesa gera onda de críticas em Itália

Uma estátua recentemente inaugurada em Sapri, em Itália, está a ser alvo de críticas de muitos italianos que a consideram uma “ofensa às mulheres e à história” que devia homenagear.

No último sábado, em Salerno, no sul de Itália, vários políticos, entre os quais o ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, estiveram presentes na cerimónia de inauguração de uma estátua que pretende prestar tributo ao poema escrito, em 1857, por Luigi Mercantini.

O poema em causa, chamado “La Spigolatrice di Sapri” e muito estudado no ensino italiano, conta a história de uma mulher que se apaixona pelo revolucionário italiano Carlo Pisacane e de como a sua tentativa de insurreição contra o Reino de Nápoles acabou por se revelar um fracasso.

Pisacane esperava que os napolitanos se juntassem a ele e aos seus 300 homens numa revolução mas, em vez disso, estes aliaram-se aos governantes e o revolucionário foi morto, assim como todos os seus seguidores.

No entanto, conta a revista Vice, a escultura saiu completamente ao lado do que os italianos estavam à espera. Em vez de retratar Pisacane, ou os seus homens, a escultura retrata a respigadoira do poema, que usa um vestido justo ao corpo e cobre os seios com uma mão enquanto olha para o mar atrás de si.

A escultura já se tornou viral em Itália, pelos motivos errados, com muitos a considerarem que é inapropriada e ofensiva. É o caso de Laura Boldrini, deputada do Partido Democrata, que escreveu na sua conta do Twitter que era “uma ofensa às mulheres e à história que era suposto celebrar”.

“Como é que as instituições podem aceitar a representação das mulheres como um corpo sexualizado? O machismo é um dos males de Itália”, considerou ainda a parlamentar.

A senadora Monica Cirinnà também usou o Twitter para mostrar a sua indignação: “Esta estátua nada diz sobre a autodeterminação da mulher que optou por não trabalhar para se erguer contra o opressor Bourbon”, mas sim uma “bofetada na cara da história e das mulheres que ainda são apenas vistas como corpos sexualizados”.

Por sua vez, o responsável pela figura, o escultor Emanuele Stifano, partilhou uma publicação no Facebook na qual se mostrou “chocado e desanimado” com as críticas.

“Quando faço uma escultura, sempre tendo a cobrir o mínimo possível o corpo humano, independentemente do sexo”, explicou, acrescentando que, como esta está voltada para o mar, tal como no poema, ‘aproveitou’ a “brisa do mar que bate para dar movimento à saia longa, destacando o corpo”.

“Trata-se de sublinhar uma anatomia que não deveria ser um retrato fiel de uma camponesa do século XIX, mas antes representar um ideal de mulher, evocar o seu orgulho, o despertar de uma consciência, tudo num momento de grande páthos“, escreveu.

Em declarações à Associated Press, o autarca de Sapri, Antonio Gentile, também afirmou que a perceção de sexismo “está nos olhos de quem vê” e recusou a hipótese de a escultura vir a ser retirada pois, considerou, isso só acontece “em países onde a democracia foi suspensa”.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *