Braga assinalou Dia da Alimentação com almoço partilhado na EB1 de S. João do Souto

O Município de Braga assinalou esta segunda-feira, 18 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação na EB1 de S. João do Souto, onde teve lugar um almoço partilhado com a comunidade educativa.

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou a importância deste dia, referindo que a escola é um espaço de excelência para a aquisição de bons hábitos alimentares. “Apesar do meio familiar ser fundamental na transmissão das regras alimentares e hábitos saudáveis, a escola tem um papel preponderante na formação e transmissão de conhecimentos sobre nutrição”, referiu.

Para Carla Sepúlveda, “as metodologias pedagógicas adotadas pela comunidade educativa são determinantes para o cimentar de hábitos diários saudáveis”. “A refeição é um dos momentos mais importantes do dia e, como tal, esta efeméride tinha de ser celebrada e reforçada junto da comunidade educativa, junto das nossas crianças”, afirmou a vereadora.

Recorde-se que o Município de Braga tem sob sua alçada 101 refeitórios do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino público, servindo cerca de 6.000 refeições diárias. “Encaramos o refeitório escolar como um espaço privilegiado de educação para a saúde, de promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social, uma vez que deve fornecer refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras a todos os alunos”, sustentou Carla Sepúlveda.

A vereadora recordou ainda que o Município de Braga desenvolve, em estreita colaboração com as escolas, programas de promoção da alimentação saudável de que é exemplo o programa “5 ao Dia”, que tem como principal parceiro o Mercado Abastecedor de Braga (MARB).

De referir que este ano, o Dia Mundial da Alimentação teve como tema central “As nossas ações são o nosso futuro, melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *