‘Povoado Castrejo – As Casinhas Escondidas’: um livro sobre o ‘tesouro’ do Monte do Castelo

O livro ‘Povoado Castrejo – As Casinhas Escondidas’, da autoria do vilaverdense António Cunha, foi apresentado esta tarde na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde. A obra é um desafio para conhecer a riqueza do património e legado histórico do Monte do Castelo.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, aproveitou para agradecer “mais uma história de amor” produzida por António Cunha, destacando o “contributo para aprofundar o conhecimento e a sensibilização para a importância de preservar o património do nosso concelho”.

No centro desta publicação está o Monte do Castelo, de que o vereador Manuel Lopes relembrou os tempos de grande importância para a população e para dinamização económica, com particular impacto na Freguesia de Barbudo e Vila Verde, ainda antes da descoberta quanto à riqueza cultural.

Numa sessão que contou também com a presença do presidente da ATAHCA, Mota Alves, a filha do autor, Joana Cunha, fez a apresentação do livro, que congrega “um conjunto de pesquisas e memórias” de António Cunha, juntando a identificação ´de património local e mistérios e lendas”.

“É um tesouro muito bonito que devemos preservar, porque outro igual não será possível voltar a fazer”, apelou o autor, deixando o apelo que para “que o futuro nos dê outros livros para memorizar um passado tão rico e bonito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *