Minho

Nádia Schilling apresenta novo disco no Café Concerto do CCVF

As noites do Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor têm tradição de serem pontuadas por grandes atuações ao vivo, protagonizadas por músicos e grupos locais, bem como por bandas nacionais e internacionais. A noite de 26 de novembro não será exceção.

A partir das 22h00, Nádia Schilling sobe ao palco do Café Concerto do CCVF acompanhada pelo baixista João Hasselberg, o guitarrista Pedro Branco, o baterista Bruno Pedroso e a pianista Raquel Pimpão, para apresentar o seu mais recente trabalho, “Flaws and Riddles”, que tem sido muito bem recebido pela crítica.

Nádia Schilling conquistou a atenção da crítica e do público, nacional e internacional, com o seu disco de estreia “Above the Trees” (2017), um disco caracterizado por uma intensa carga emocional, pelo intimismo das letras e melodias, e por uma instrumentação cuidada e atenta aos pormenores.

“Flaws and Riddles”, o seu segundo álbum a solo, foi produzido com o músico e produtor brasileiro Adriano Cintra (ligado a projetos como Cansei de Ser Sexy, Madrid, Butcher’s Orchestra, Caxabaxa) e conta com o apoio da Fundação GDA.

Desta vez, Nádia Schilling leva-nos numa reflexão acerca do equilíbrio frágil – e da beleza – que podemos encontrar algures entre as desilusões e a busca do admirável, evoca a inocência de um tempo que passou, mas que se mantém presente, e fala-nos do desafio – por vezes escuro e austero – que emerge das nossas falhas e imperfeições, no qual existem mistérios que devem ser preservados.

Este novo disco revela a intensidade do anterior, mas apresenta-se menos contido no cruzamento dos géneros e na experimentação sónica, incorporando elementos que surgiram espontaneamente nos espetáculos ao vivo: uma dimensão mais elétrica e experimental, uma dinâmica que alterna a suavidade folk com uma sonoridade menos polida, mais crua e visceral. Surgem guitarras mais distorcidas, camadas de voz, sintetizadores, coros, pedais de efeitos, e onde a secção rítmica – antes suave e discreta, adquire um papel de maior relevo.

Ao vivo, no Café Concerto do CCVF, Nádia Schilling será acompanhada pelo baixista João Hasselberg (associado a projetos com Tiago Bettencourt, Janeiro, Pedro Lucas, André Júlio Turquesa, Surma), o guitarrista Pedro Branco (aplicando o mesmo relativamente a Afonso Cabral, Tiago Bettencourt, Old Mountain, You Can’t Win Charlie Brown, Marinho), o baterista Bruno Pedroso (com ligações a Heróis do Mar, Mler if Dada, Salvador Sobral) e a pianista Raquel Pimpão (associada a Raging Jazz, Catarina Branco).

Como curiosidade complementar, Schilling foi também convidada por Nuno Markl há cerca de dois anos para fazer uma canção inspirada no livro que ele e Marisa Silva se preparavam para lançar, intitulado “Páginas Rejeitadas”. Tendo aceitado o convite, com a condição de que Nuno Markl teria de participar de alguma forma, a canção surgiu e é possível encontrar a mesma nas plataformas digitais online.

Os bilhetes para assistir a este concerto de 26 de novembro têm um custo de 3 euros, podendo ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja Oficina, bem como online em oficina.bol.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *