Executivo de Terras de Bouro visita obras do Concelho

Depois de um convite do presidente da câmara de Terras de Bouro, os vereadores do executivo municipal visitaram as obras que estão a decorrer ou em fase de conclusão, no território concelhio.

Assim, este périplo, guiado por Manuel Tibo, teve início no Parque Verde da Vila, verificando-se que essa obra está concluída, tendo transformado as vertentes ribeirinhas de uma zona onde pululavam silvas e vegetação arbórea, completamente desorganizada, num espaço aprazível e que muito beneficiou e dignificou a entrada do concelho.
Seguidamente a comitiva dirigiu-se para Ecovia do Homem e o Açude que a antecede.

Mais uma vez, os vereadores “ficaram agradados com a limpidez das águas do rio Homem que deslizam num leito e margens intervencionados pelo meritoso trabalho das equipas dos sapadores dos rios (E-Rios), que estão a fazer a remoção de tudo o que interferia e prejudicava a normal fruição daqueles espaços”.

Igualmente admiraram “o harmonioso paredão do açude” que, com suas comportas represam a água do rio homem no período de verão, que propicia a recolha de água para eventuais incêndios e, bem assim, possibilita a natação e melhor aproveitamento das margens para lazer.

Logo a seguir foi percorrido o passadiço da Ecovia do Homem, obra que também está concluída e permite que, a quem faça esse passeio, se veja envolvido por um ambiente bucólico.

A visita prosseguiu depois para o vale do Cávado, sendo possível verificar a evolução do passeio que constitui a Rede pedonal estruturante e acessível – Rio Caldo – Vilar da Veiga, primeira fase. Mais uma obra que já vinha sendo anunciada há muitos anos, mas que só agora está no terreno.

Continuando, o Presidente e os vereadores foram ver o andamento das obras de beneficiação e requalificação da estrada de acesso ao lugar da Ermida. Puderam constatar que a fase mais difícil e que tem a ver com o seu alargamento está quase concluída, seguindo-se o prolongamento de aquedutos e implantação de valetas para culminar com a pavimentação.

Esta comitiva fez-se então à serra, tendo seguido em direção à fronteira e observado as obras de pavimentação da estrada de Leonte – Portela do Homem e da beneficiação que foi materializada na estrada de Albergaria – Bouça da Mó ao Campo do Gerês.

Atravessando a barragem de Vilarinho e seguindo pela estrada que desemboca em Brufe, foi possível verificar a limpeza que foi efetuada lateralmente à mesma e da preparação que estava a ser feita para avançar com a marcação que torne a circulação mais segura, particularmente em tempo de nevoeiro.

Finalmente foi feita uma visita à obra, cuja primeira fase já está concluída, para um canil municipal.

Foram também feitas visitas a locais que vão ser requalificados e beneficiados sendo de referir, o NPA, no Campo do Gerês, miradouros e Parque da Assureira.

Em breve serão convidados os membros da Assembleia Municipal a realizarem a mesma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *