Urjalândia em Amares esteve mais uma vez na final dos ‘Prémios Municípios do Ano Portugal’

No âmbito da cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2021, que decorreu, no Funchal, Manuel Moreira, destacou “o imenso orgulho na Urjalândia, um evento genuíno que se tornou uma referência em matéria de sustentabilidade, dando vida a uma aldeia caraterística do norte de Portugal”.

Amares figurou entre os finalistas do concurso, com a Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável, um projeto implementado em estreita colaboração entre o Município de Amares e a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas.

O Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, marcou presença na cerimónia, acompanhado pelo Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, e pelo Presidente da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada.

A Câmara Municipal de Amares e a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas regozijam-se com o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito no Urjal, um trabalho que tem estado na linha da frente no que se refere às políticas de desenvolvimento dos territórios, tendo por base a sustentabilidade ambiental e o respeito pelas tradições e ruralidade.

A Urjalândia é um projeto pioneiro, em Portugal, que visa mostrar as práticas de sustentabilidade, com a envolvência das comunidades rurais, dinamizando o Urjal. Trata-se de um projeto concentrado na época natalícia, interrompido pela pandemia, em que toda a aldeia é decorada de modo ecológico, através da reutilização de materiais recicláveis e de materiais naturais, o que resulta de vários meses de trabalho da comunidade rural.

O concurso “Municípios do Ano Portugal” é promovido, anualmente, pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades e visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.

A sexta edição contou com 44 candidaturas, estando nomeados projetos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipal e para o grande prémio Município do Ano 2021. Águeda venceu o Prémio Município do Ano com o projeto AgitÁgueda- Art Festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *