Vila Verde quer ser uma Estação Náutica

A Câmara de Vila Verde está a desenvolver uma série de procedimentos com vista à criação de uma estação náutica no concelho. A equipa técnica de acompanhamento já esteve no concelho, nomeadamente, na Vila de Prado, onde serão desenvolvidas a maior parte das atividades inseridas no projeto.

As Estações Náuticas são, maioritariamente, destinos de costa e o turismo náutico é uma excelente oportunidade para reorientar alguns destinos de sol e praia.

Com a Estação Náutica pretende-se agregar um conjunto de entidades locais e regionais identificadas com um território, envolvendo as administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas e portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros, devidamente organizados em rede e seguindo um protocolo de ação por todos validado.

A Estação Náutica constitui assim uma plataforma de interação com o objetivo de promover a cooperação num determinado Território entre municípios, as empresas de serviços náuticos e as empresas turísticas, entre o sector público e o sector privado.

As Estações Náuticas constituem um modelo que apresenta um conjunto de virtualidades para as organizações envolvidas e respetivos territórios, nomeadamente no que diz respeito à diversificação da oferta turística, combate à sazonalidade, aumento do gasto por visitante, imagem de referência e qualidade, promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional.

Segundo os promotores, a ideia da criação da estação náutica passa por acrescentar atividade à fileira turística do concelho, captando novos públicos, novos segmentos e novos mercados, bem como, fomentar a estada e o gasto dos visitantes em Vila Verde.

Uma agenda náutica será criada e alicerçada em eventos que combinem as atividades desportivas e as manifestações locais. A Estação Náutica irá, ainda, adicionar valor à marca Vila Verde quer pela chancela da Estação Náutica, quer pela qualidade de ofertas diversificadas, quer ainda, pelo aumento da visibilidade do destino Vila Verde.

A Rede das ENP conta atualmente com 23 ENP certificadas e 5 em processo de certificação, um deles o de Vila Verde, localizados no litoral e no interior do continente. No seu conjunto, as ENP certificadas contam com o envolvimento de 823 parceiros, sendo a maioria empresas – 509 – representando 62% do total, 50 municípios, 3 comunidades intermunicipais, e 261 associações e entidades locais com intervenção na náutica de recreio e no turismo náutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *