Minho

Unidade de execução em Nogueira permitirá ampliar cemitério, criar habitação e comércio e implementar nova Junta de Freguesia

Será analisada na Segunda-feira, dia 30 de Maio, em sede de Reunião de Executivo, a proposta de contrato de urbanização de uma unidade de execução na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Esta Unidade de Execução irá permitir, entre outros aspetos, colmatar necessidades como a ampliação do cemitério de Nogueira, a criação de habitação e comércio e a implantação de uma nova sede da Junta de Freguesia.

O Plano Diretor Municipal consagra um conjunto de unidades operativas de planeamento e gestão (UOPG), sendo esta proposta referente à UOPG 26. Ocupando uma área cerca de 9ha (94.104,13m2), é delimitada pela avenida Miguel Torga a Poente, situando-se ligeiramente mais a Norte que o Hospital Privado e a Igreja de Nogueira.

Pretende-se, deste modo, reforçar a polaridade periférica na freguesia, articulando diversos equipamentos existentes na sua proximidade com novas áreas de equipamentos e espaços verdes. Irá também contribuir para equilibrar e estruturar o sistema urbano, pela sua configuração e localização, ao usufruto da população; assegurar o crescimento ordenado e integrar as edificações existentes; consolidar usos existentes; estabelecer ligações à rede viária existente com a proposta e melhorar a qualidade urbana.

O Município promove a execução coordenada e programada do planeamento territorial, com a colaboração das entidades públicas e privadas, procedendo à realização das infraestruturas e dos equipamentos de acordo com o interesse público, os objetivos e as prioridades estabelecidas nos planos intermunicipais e municipais.

O contrato de urbanização desta unidade de execução é celebrado entre o Município de Braga, a União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães e os outorgantes privados interessados na mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *